Inglaterra na final após 52 anos? Veja campanhas após título de 1966

Após a única conquista do Mundial em sua história, havia chegado na semifinal em apenas uma oportunidade: 1990, quando perdeu da Alemanha

Kane mais uma vez deixou sua marca nesta Copa da Rússia
AFP

Escrito por

A Inglaterra tem uma chance de ouro de voltar a ser protagonista em uma Copa do Mundo. Após 52 anos, os britânicos podem alcançar a decisão se vencerem a Croácia, às 15h (de Brasília), em Moscou, pela semifinal da competição. A seleção, capitaneada pelo artilheiro Harry Kane, chegou desacreditada à Rússia, mas já demonstra força para voltar ao topo do Mundial.

Nem imprensa nem torcida acreditavam que os jogadores fossem tão longe. O discurso, hoje, é diferente. Chegar nas quartas de final já era um prêmio para a seleção, que vive novo ciclo após eliminações precoces nas últimas competições importantes. Começou a Copa como a terceira equipe mais jovem da Copa.

Em 2014, fez campanha pífia e terminou em último em seu grupo na Copa do Mundo. Dois anos mais tarde, caiu nas oitavas de final da Eurocopa para a Islândia, estreante da competição.

Inglaterra 1966
Inglaterra ganhou sua única Copa em 1966 (Foto: AFP)

Após 1966, quando chegou à decisão e faturou o seu único título mundial, poucas campanhas foram boas na Copa do Mundo. Apenas uma vez chegou à semifinal, em 1990.

Veja como foram as outras participações da Inglaterra em Copas do Mundo após 1966.

1970 - México

A Inglaterra entrou na Copa de 1970 como campeã. No entanto, caiu no grupo do Brasil, que tinha, para muitos, a melhor seleção de todos os tempos. Na primeira partida, venceu a Romênia por 1 a 0. Em seguida, o duelo foi contra a equipe de Zagallo: derrota por 1 a 0, gol de Jairzinho. Fechando a chave, bateu a antiga Tchecoslováquia por 1 a 0.

Nas quartas de final, encarou a poderosa Alemanha Ocidental e ficou pelo caminho: 3 a 2 para os germânicos.

Inglaterra 1970
Müller faz gol e tira a Inglaterra da Copa de 70 (Foto: Divulgação)

1974 - Alemanha (não participou)

1978 - Argentina (não participou)

1982 - Espanha


Em 1982, o formato da Copa do Mundo era diferente. Seis grupos com quatro seleções cada. Os dois primeiros avançavam e eram divididos em quatro chaves. Neste momento, apenas uma equipe passaria para a semifinal.

Inglaterra 1982
Inglaterra caiu na segunda fase em 1982 (Foto: Divulgação)

A Inglaterra não teve problemas para passar da primeira fase: três vitórias em três jogos: 3 a 1 na França, 2 x 0 na Tchecoslováquia e 1 x 0 no Kuwait.

Na segunda fase, o bom desempenho não se repetiu: dois empates em 0 a 0, com Alemanha Ocidental e Espanha. Os germânicos avançaram, deixando os ingleses com a sexta colocação no geral.

1986 - México

Mais uma vez, o formato da Copa do Mundo era modificado. Apesar de manter ainda 24 equipes na competição, os dois primeiros dos seis grupos avançavam às oitavas de final, além dos quatro melhores terceiros colocados.

A Inglaterra passou em segundo no Grupo F. Na primeira partida, perdeu para Portugal por 1 a 0. Em segunda, um empate em 0 a 0 com Marrocos. Por fim, o jogo da classificação: 3 a 0 na Polônia, com três gols de Gary Lineker, o único inglês que foi artilheiro de um Mundial.

Inglaterra 1986
Lineker fez seis gols na Copa de 86 (Foto: Divulgação)

Nas oitavas de final, não teve problemas para despachar o Paraguai ao fazer 3 a 0 (com mais dois de Lineker). Nas quartas, uma das partidas mais marcantes da história das Copas. Derrota por 2 a 1 para a Argentina, que contou com Diego Maradona em dia inspirado: um gol de mão, que gera polêmica até os dias atuais, e um golaço do camisa 10, que driblou todo o time da Inglaterra até marcar. De honra, Lineker deixou o dele, chegando a seis na competição.

1990 - Itália

Com formato semelhante à Copa de 1986, o Mundial da Itália foi a melhor participação após o título de 1966. Ainda com a geração que contava com Gary Lineker, a seleção chegou até as semifinais.

Mas a campanha foi de altos e baixos, o que pode ser notado já na fase de grupos. Apesar de ter terminado em primeiro, não foram com atuações convincentes. Na estreia, empate em 1 a 1 com a Irlanda. Depois, 0 a 0 com a Holanda. Por fim, vitória sobre o Egito por 1 a 0.

Inglaterra 1990
Matthäus consola inglês após cair na semifinal (Foto: Divulgação)

Nas fases eliminatórias, foi para prorrogação em todas as partidas. Bateu a Bélgica por 1 a 0 com gol no último minuto do tempo extra. Nas quartas, passou por Camarões, do atacante Roger Milla, por 3 a 2.

Na semifinal, por sua vez, veio a Alemanha e o início da maldição dos pênaltis na Copa. Após 1 a 1 no tempo normal, os ingleses caíram após Pearce e Waddle desperdiçarem suas cobranças.

1994 - Estados Unidos (Não participou)

1998 - França


Apesar ausência em 1994, a Inglaterra voltou com promissora geração para a Copa do Mundo da França. Nomes como Beckham, Owen, Scholes e Shearer faziam parte do elenco titular. O atual técnico Gareth Southgate fazia parte como jogador.

Em sua primeira participação em um Mundial com o formato que dura até hoje, com oito grupos de quatro times e os dois primeiros avançando, a Inglaterra passou em segundo na sua chave.

Inglaterra 1998
Scholes tenta levar a Inglaterra à frente contra Romênia (Divulgação)

A campanha começou com vitória por 2 a 0 sobre a Tunísia, gols de Shearer e Scholes. Na segunda partida, derrota no fim para a Romênia por 2 a 1. Owen marcou . Na última partida do grupo, triunfo por 2 a 0 sobre a Colômbia, gols de Anderton e Beckham.

Para infelicidade dos ingleses, o adversário nas oitavas de final foi a Argentina, que tinha nomes como Batistuta, Zanetti, Ortega, Verón e Crespo. Foi um grande jogo, que teve a expulsão de Beckham e golaço de Owen.

Contudo, a partida terminou 2 a 2. Shearer e Owen para os ingleses, com Batistuta e Zanetti para os argentinos. Nos pênaltis, a maldição prosseguiu. Ince e Batty perderam, e a Inglaterra caiu nas oitavas.

2002 - Coreia do Sul e Japão

Pela primeira em vez em duas sedes e na Ásia, a Copa de 2002 foi realizada na Coreia do Sul e no Japão. A Inglaterra, por sua vez, mantinha a geração de 1998. Desta vez, os britânicos deram o troco nos argentinos na fase de grupos.

A estreia inglesa foi com empate em 1 a 1 com a Suécia. Na segunda partida, vitória sobre os hermanos por 1 a 0, gol de Beckham. Por fim, outra igualdade, desta vez em 0 a 0 com a Nigéria. A equipe do Reino Unido avançou em segundo, deixando a Argentina fora da Copa.

Inglaterra 2002
Beckham fez gol na Argentina de Simeone e Sorín (Foto: Divulgação)

Nas oitavas de final, a Inglaterra não teve problemas para despachar a Dinamarca: 3 a 0 em Oita, no Japão. Nas fase seguinte, a seleção caiu para o Brasil. Chegou até a abrir o placar com Owen, que aproveitou bobeada de Lúcio. Mas Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho viraram, decretando mais uma eliminação inglesa.

2006 - Alemanha

De volta à Europa, a Copa do Mundo foi disputada na Alemanha. E teve uma infinidade de craques desfilando seu talento pelos campos germânicos: Schweinteiger, Lahm, Ronaldo, Adriano, Ronaldinho Gaúcho, Riquelme, Buffon, Totti, Ribéry, Henry, Robben, Nedved e Shevchenko, entre outros. Dois jovens promissores apareceriam na competição pela primeira vez: Messi e Cristiano Ronaldo.

Na Inglaterra, a geração também era cercada por grande expectativa. Nomes como Rooney, Gerrard, Beckham, Owen e Lampard estavam no grupo. Na primeira fase, eles não tiveram problemas para avançar.

Inglaterra 2006
Ferdinand em ação contra o Equador (Foto: Divulgação)

Na estreia, vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai, gol contra do zagueiro Gamarra. Em seguida, triunfo por 2 a 0 sobre Trinidad e Tobago. Crouch e Gerrard deixaram suas marcas. Por fim, empate em 2 a 2 com a Suécia, com gols de Joe Cole e novamente Gerrard.

Nas oitavas de final, Beckham deu a vitória por 1 a 0 sobre o Equador. Nas quartas, um 0 a 0 com Portugal e derrota nos pênaltis. Nomes como Lampard e Gerrard perderam suas cobranças.

2010 - África do Sul

Na primeira Copa do Mundo em solo africano, a Inglaterra mais uma vez não fez um boa campanha. Novamente com a geração que brilhava em seus clubes, com ícones como Gerrard e Lampard, os britânicos não foram longe.

A fase de grupos foi arrastada: empates com Estados Unidos (1 a 1) e Argélia (0 a 0). A classificação saiu apenas com vitória por 1 a 0 sobre a Eslovênia, ficando com a segunda colocação.

Inglaterra 2010
Inglês Rooney não foi páreo para o alemão Lahm (Foto: Divulgação)

A campanha abaixo do esperado fez a Inglaterra encarar a Alemanha nas oitavas de final. Com melhor futebol e contando com erro grave do juiz (chute de Lampard que a bola entrou, mas não foi validado), os germânicos fizeram 4 a 1, sem dar chances ao rival.

2014 - Brasil


A pior participação da Inglaterra em Copas do Mundo veio em 2014, no Brasil. A seleção caiu no grupo da morte, com Uruguai, Itália e Costa Rica. Em nenhum momento mostrou força em campo, encerrando de vez a participação dos craques Lampard e Gerrard em Mundiais.

Inglaterra 2014
Inglaterra fez sua pior campanha na Copa em 2014 (Foto: Divulgação)

A campanha foi pífia. Nas duas primeiras partidas, duas derrotas por 2 a 1: para Itália e Uruguai. No último jogo, empate em 0 a 0 com a Costa Rica, o que fez a equipe deixar o Brasil sem nenhuma vitória sequer.

2018 - Rússia

Nesta Copa do Mundo, a Inglaterra chegou como azarão. Logo de cara, teve trabalho para fazer 2 a 1 na Tunísia, com dois gols de Harry Kane. Em seguida, goleada acachapante por 6 a 1 sobre a fraca seleção do Panamá. Para terminar a fase de grupos, perdeu por 1 a 0 para a Bélgica, em duelo dos reservas.

Por ter ficado em segundo no Grupo G, a Inglaterra encarou a Colômbia nas oitavas e empatou em 1 a 1. Mas acabou com a maldição de nunca avançar nas cobranças de pênaltis. Nas quartas, fez 2 a 0 sobre a Suécia.

Nesta quarta-feira, será a vez da Croácia, em duelo da semifinal. Kane, Dele Alli & Cia. colocarão a Inglaterra novamente na decisão?

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter