Alemanha Ocidental 0x1 Alemanha Oriental (Foto: Reprodução)

Alemanha Ocidental 0x1 Alemanha Oriental (Foto: Reprodução)

LANCE!
14/06/2018
11:55
São Paulo (SP)

Nos anos 70, a Guerra Fria separava o mundo entre os eixos capitalista e socialista, vigorando com bastante força. O Muro de Berlim era o símbolo dessa divisão, repartindo a Alemanha em dois países, a porção Ocidental, alinhada com os Estados Unidos, e a Oriental, do lado soviético. E na Copa do Mundo de 74, sediada pelos alemães ocidentais, houve um histórico confronto entre as vizinhas. 

A partida que colocou frente a frente Alemanha Ocidental e Oriental, em Hamburgo, aconteceu na última rodada da fase de grupos. A República Democrática da Alemanha precisou passar pelas eliminatórias e, no sorteio, caiu na mesma chave da República Federal da Alemanha. O confronto valia a liderança do grupo e foi cercado de expectativas por seu viés político-ideológico. Os orientais, visitantes, surpreenderam e venceram a partida por 1 a 0, com gol de Sparwasser aos 22 minutos do segundo tempo. 


Até hoje há quem sustente que a Alemanha Ocidental, que tinha um timaço e terminaria campeã, tenha facilitado para os rivais por puro pragmatismo. O argumento é que a segunda colocação deixou os anfitriões em chave mais fraca na busca por lugar na decisão - com Polônia, Suécia e Iugoslávia -, colocando Holanda, Argentina e Brasil como os adversários orientais. Os contornos políticos da partida, no entanto, fazem muitos serem céticos em relação a essa possibilidade. O fato é que os alemães orientais conseguiram o feito de vencer e classificar-se na sua edição como pátria independente. Em 1989, o muro seria derrubado, a Guerra Fria seria encerrada e a Alemanha voltaria a reintegrada. 

Helmut Schön
Helmut Schôn, técnico da Alemanha Ocidental na Copa de 74 nasceu em Dresden, na parte Oriental do país. Ou seja, ele enfrentou sua pátria naquele jogo do Mundial (Foto: Reprodução de internet)

FICHA TÉCNICA 

Alemanha Ocidental 0 x 1 Alemanha Oriental 
Competição:
Primeira fase da Copa do Mundo
Data: 22/6/1974
Local: Volksparkstadium, em Hamburgo
​Árbitro: Ramon Barreto Ruiz (URU) 
Gol: Juergen Saprawasser (22'/2ºT - 0 x 1)  

Alemanha Ocidental: Sepp Maier; Berti Vogts, Paul Breitner, Schwarzenbeck (Hoettges, aos 23'/2ºT) e Beckenbauer; Cullmann, Grabowski e Overath (Netzer, 24'/2ºT); Gerd Muller, Uli Hoeness, Flohe. Técnico: Helmut Schoen

Alemanha Oriental: Croy; Kurbjuweit, Bransch, Weise, Kreische, Waetzlich, Lauck, Sparwasser, Irmscher (Hamann, aos 20'/2ºT), Kische e Hoffmann. Técnico: Georg Buschner