Craque solidário: Lukaku disputa com Kane artilharia, mas abdica de gols para ajudar Bélgica a fazer história
Decisivo nas vitórias contra Japão e Brasil mesmo sem marcar gols, centroavante tem ajudado a equipe com boa movimentação e faz Copa do Mundo tática a favor dos belgas

Na fase de grupos da Copa do Mundo, Lukaku despontava como um possível artilheiro do torneio. Marcou quatro gols nos dois primeiros jogos da Bélgica. Contra Japão e Brasil, nas oitavas e quartas de final, respectivamente, mostrou um outro poder: o de se movimentar rapidamente e abrir espaços para os companheiros. O jogo coletivo faz do jogador do Manchester United uma das principias apostas belga para vencer a França. A disputa com Harry Kane pela artilharia da Copa fica em segundo plano.
Acostumado a jogar como centroavante, próximo à área e mais centralizado, o goleador confundiu totalmente a marcação brasileira no jogo da última sexta-feira: jogou pelo lado direito do ataque belga, muitas vezes partindo na velocidade de trás do meio-campo e abrindo espaços cujos meias do Brasil não conseguiram fechar. O mapa de calor do jogador contra a Seleção, captado pelo Footstats, mostra isso:

Contra o Japão, sua movimentação e corta-luz foram determinantes para Chadli mararam o gol que decretou a virada e classificação belga por 3 a 2. Atualmente, são quatro gols marcados por Lukaku. Dois a menos do que o atacante Harry Kane, da Inglaterra, que disputa a semifinal da Copa do Mundo contra a Croácia. Embora seja centroavante, em algumas entrevistas Lukaku já declarou que prefere dar assistências e ajudar o time do que marcar.
- Não vim aqui para pensar em mim. Todo mundo me conhece e sabe que sou um marcador. Para mim, é a equipe que importa, e que ela aproveite este momento - disse o centroavante, autor de passe decisivo para De Bruyne finalizar em cima de Marcelo e passar por Alisson, marcando o segundo gol da Bélgica contra o Brasil.
E o pensamento coletivo de Lukaku tem razão de ser: o atacante quer fazer história com a Bélgica e ser lembrado como um vencedor. Para isso, depois de conquistada a árdua vaga contra o Brasil, o próximo adversário é a França, nesta terça-feira, em São Petersburgo. Para depois, quem sabe, se encontrar com a Inglaterra na grande final - ou, talvez, com a Croácia de Luka Modric.

Copa do Mundo
Entenda o xadrez político que ameaça a presidência de Infantino na Fifa
Há 17 horas
Futebol Internacional
Técnico tenta convencer astro do Flamengo a voltar à seleção após recusa; entenda
Há 3 dias
Futebol Internacional
Após Copa do Mundo, Al Ahli anuncia renovação de Roger Ibañez até 2030
Há 5 dias
Copa do Mundo
Relatório revela ameaças de atentado contra Messi na Copa do Mundo 2026
Há 6 dias
Fora de Campo
Bárbara Coelho e Ana Thaís analisam o que Ancelotti deve mudar para 2030
Há 6 dias
Copa do Mundo
Uefa pagou indenização a suposta amante de Infantino, diz jornal inglês
Há 1 semanaMais LANCE!

Atacante da Inglaterra é acusado de agressão após incidente em Londres

Conmebol reforça apoio a Infantino e se distancia da Uefa em crise na Fifa

Vozinha revela impacto da Copa do Mundo na carreira: 'Virou do avesso'

Jogador fica livre no mercado após a Copa do Mundo pela Seleção

Jogador do Barcelona cumpre promessa após título da Copa; veja

Após fracasso na Copa do Mundo, Uruguai anuncia Diego Forlán como novo técnico

Copa Feminina irá parar calendário do futebol brasileiro por até 45 dias; entenda

Fifa pede desculpas a federações por projeto de venda da Copa do Mundo

Figo dispara contra plano de Infantino: 'Baixo, vergonhoso e egoísta'

Arsène Wenger diz não ter compactuado com plano de Infantino

Cidades-sede dos EUA cobram Fifa por promessa milionária feita para a Copa do Mundo de 2026

Espanha define volta após título mundial e fecha 2026 contra a Inglaterra

Orjan Nyland, algoz do Brasil, é anunciado pelo RB Leipzig até 2028


