Com Argentina e Portugal, veja os grupos das seleções estreantes na Copa do Mundo de 2026
Cabo Verde, Jordânia, Uzbequistão e Curaçao disputarão o Mundial pela primeira vez

- Matéria
- Mais Notícias
A Fifa realizou nesta sexta-feira (5) o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, com a presença de quatro seleções estreantes. Cabo Verde, Jordânia, Uzbequistão e Curaçao disputarão o Mundial pela primeira vez após campanhas marcadas por feitos históricos em seus continentes e classificações obtidas nas rodadas decisivas das Eliminatórias.
Relacionadas
➡️ Acompanhe AO VIVO agora o sorteio da Copa do Mundo
As quatro estreantes da Copa de 2026 conheceram seus adversários na primeira fase. Curaçao ficou no Grupo E, ao lado de Alemanha, Costa do Marfim e Equador. Cabo Verde duelará contra Espanha na estreia do Grupo H, que também tem Arábia Saudita e Uruguai.
A Jordânia encara Áustria, Argélia e a atual campeã Argentina no Grupo J. Por fim, o Uzbequistão joga no Grupo K contra Portugal, Colômbia e o vencedor da primeira repescagem internacional, que tem Jamaica, República Democrática do Congo e Nova Caledônia.
Quatro estreantes na Copa do Mundo de 2026
O Uzbequistão foi o primeiro dos estreantes a garantir sua vaga. A seleção empatou em 0 a 0 com os Emirados Árabes Unidos na 9ª rodada das Eliminatórias Asiáticas, resultado suficiente para confirmar a classificação. O time asiático, que há anos batia na trave, terminou em segundo lugar no grupo, atrás apenas do Irã. Com isso, o Uzbequistão se tornou o 81º país a disputar uma Copa do Mundo e o primeiro representante da Ásia Central na história do torneio.

Poucos dias depois, foi a vez da Jordânia escrever seu próprio capítulo de glória. A seleção comandada por Hussein Ammouta venceu Omã por 3 a 0 fora de casa, com hat-trick de Ali Olwan, e contou com a vitória da Coreia do Sul sobre o Iraque para confirmar a vaga. O país, de 11 milhões de habitantes, encerrou uma trajetória marcada por crescimento técnico e regularidade – superando potências regionais como Arábia Saudita e Iraque em fases anteriores.
A classificação coroa uma sequência de boas campanhas da Jordânia no continente asiático. Desde 2010, a seleção vem participando regularmente da Copa da Ásia, chegando inclusive à final em 2024, quando foi vice-campeã diante do Catar.
Na África, o feito histórico ficou por conta de Cabo Verde, que venceu Essuatíni por 3 a 0 na rodada final das Eliminatórias e garantiu a liderança do grupo, à frente da tradicional seleção de Camarões. Com cerca de 525 mil habitantes, o arquipélago se torna um dos menores países da história a disputar o torneio e o quarto lusófono a chegar à Copa do Mundo, depois de Brasil, Portugal e Angola.
Por último, Curaçao fez história na Data Fifa de novembro ao empatar sem gols com a Jamaica fora de casa, ficando na liderança do Grupo B das Eliminatórias da América do Norte e Central, o que garantiu a vaga inédita na Copa do Mundo. Com a classificação, a seleção caribenha se tornou o menor país a disputar o Mundial.
📲 De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.
➡️ Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias


















