Pelé - primeiro gol em Copas

Confusão na rede após o primeiro gol de Pelé em Copas, contra País de Gales (Reprodução)

LANCE!
19/06/2018
08:00
São Paulo (SP)

19 de junho de 1958 foi o dia em que Pelé marcou seu primeiro gol com a camisa da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo. Foi na Suécia, no estádio Nya Ullevi, em Gotemburgo, há exatos 60 anos, que Edson Arantes do Nascimento marcou um golaço na vitória do Brasil por 1 a 0 sobre País de Gales, pelas quartas de final. Um gol histórico! É até hoje o atleta mais novo a balançar a rede em um Mundial, com 17 anos e 239 dias de vida.

Jack Kelsey, que faleceu em 1992, foi o goleiro galês que sofreu o primeiro dos 12 gols de Pelé em Copas do Mundo. Após um toque de cabeça de Didi, Pelé deu um lindo drible em seu marcador, Melvin Charles, e chutou a bola contra a meta de Kelsey. O emocionado garoto atirou-se nas redes e abraçou a bola. Registrou-se um público de 25 mil pessoas no jogo.

Aquela não foi a partida de estreia do Rei do Futebol em Copas, já que Pelé entrou em campo pela primeira vez em 15 de junho, na vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a União Soviética, pela fase de grupos - a equipe se classificou vencendo também a Áustria (3 a 0) e empatando sem gols com a Inglaterra.


O show de Pelé continuou na semifinal, quando o craque marcou três vezes na goleada do Brasil por 5 a 2 sobre a França. Na final, vencida pelo mesmo placar sobre a Suécia, mais dois gols de Pelé, que festejou a primeira taça de Copa do Mundo da Seleção. Foram seis gols no torneio, a Copa em que ele mais marcou. O Rei fez um gol em 1962, um em 1966 e quatro em 1970.

Pelé é o quinto maior artilheiro da história da competição, atrás de Miroslav Klose (Alemanha, 16), Ronaldo (15), Gerd Müller (Alemanha, 14) e Justaine Fontaine (França, 13). Há 60 anos, o mundo conheceu o Rei!