Nestor Pitana

Néstor Pitana foi o selecionado para comandar o jogo de estreia na Rússia (Foto: AFP)

Bernardo Cruz
12/06/2018
11:29
Enviado especial a Moscou (RUS)

O argentino Néstor Pitana terá uma missão e tanto nesta quinta-feira. Afinal, ele foi o árbitro escolhido para ser o encarregado de apitar a partida de abertura da Copa do Mundo de 2018, entre Rússia e Arábia Saudita, que acontece no Estádio Luzhniki, às 12h (de Brasília). Os assistentes serão Juan Pablo Belatti e Hernan Maidana, também da Argentina, enquanto o italiano Massimiliano Irruti atuará como arbitro principal de vídeo (VAR).

Representante do Brasil, Sandro Meira Ricci estava no páreo também, uma vez que por se tratar de países da Uefa e da AFC nenhum profissional destas duas entidades poderia ser escolhido. Caso fosse selecionado, inclusive, o brasileiro faria história ao ser o primeiro do país a apitar uma abertura de Mundial. Ele será o árbitro reserva na ocasião.

Néstor Pitana, de 42 anos, está no quadro da Fifa desde 2010. Esse será a segunda edição de Mundial que apitará. Na primeira, quatro anos atrás, no Brasil, teve atuação destacada e foi eleito um dos melhores árbitros da competição realizada no Brasil.