Análise: final da Copa do Mundo opõe estilos diferentes de domínio da posse de bola
Espanha e Argentina são as equipes que mais trocaram passes no Mundial

Carregando conteúdo exclusivo...
ATLANTA, GA (EUA) - Espanha e Argentina vão decidir a Copa do Mundo no próximo domingo (19), no MetLife Stadium, em um confronto entre equipes que têm o domínio de bola como principal característica. A diferença é como Luís de la Fuente e Lionel Scaloni fazem as equipes jogarem a partir disso.
➡️Argentina começou a ganhar a semifinal da Inglaterra ainda no hino
As duas seleções lideram as estatísticas de passes dados na Copa do Mundo. Foram 4.772 da Argentina e 4.592 dos espanhóis, que só não estão à frente porque chegaram até a decisão se classificando no tempo normal; os argentinos tiveram prorrogações contra Cabo Verde e Suíça.
O futebol de troca de passes é uma característica nata da Espanha, trabalhado desde as categorias de base nos clubes do país, e que tem justamente em Luís de la Fuente um profundo conhecedor.
O técnico da seleção espanhola comandou o time sub-18 da Espanha e, posteriormente, a equipe olímpica. Era ele o treinador da campanha que rendeu a medalha de prata nos Jogos de Tóquio — na ocasião, perdeu a decisão para o Brasil de André Jardine.
Daquele time, oito estão com De la Fuente na Copa do Mundo, entre eles o goleiro Unai Simón, os meias Pedri e Dani Olmo e os atacantes Oyarzabal e Mikel Merino. Os demais trabalharam com o técnico em algum momento ao longo da carreira.
A Espanha desta Copa do Mundo é um time paciente, que coloca a bola no chão e constrói o jogo de forma natural. E se defende com autoridade: em sete jogos até aqui, sofreu um único gol, na vitória por 2 a 1 sobre a Bélgica nas quartas de final.
Defender-se bem para os espanhóis pode significar ter de fazer faltas: foram 80 em sete jogos, terceira equipe mais faltosa da Copa do Mundo. A Espanha fica atrás apenas da Suíça (87) e… da Argentina, que cometeu 88.

A Argentina de Scaloni é um time mais ofensivo. As trocas de passes costumam ser mais frequentes no campo de ataque, invariavelmente passando pelos pés de Lionel Messi. O camisa 10 tem participação direta em 12 dos 19 gols argentinos — lidera a artilharia da Copa do Mundo, com oito gols, e é vice-líder de assistências, com quatro; o francês Olise tem uma a mais.
Diferentemente da Espanha, a Argentina não chega ao ataque trabalhando a bola de forma paciente; ao contrário, o time de Scaloni é mais prático: funciona à base de Messi ou da pressão ofensiva, a depender de quanto marca o placar por volta dos 80 minutos de jogo.
Seja qual for, os dois estilos foram capazes de levar Espanha e Argentina a uma final de Copa do Mundo.
🔥 Ganhe R$100 de volta em crédito se perder - jogue R$100 e confira as regras
18+ | Ministério da Fazenda adverte: Aposta não é investimento | Conteúdo comercial | Aplicam-se termos e condições.

Onde Assistir
Al-Ettifaq x Al-Nassr: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo do Campeonato Saudita
Há 1 dia
Fora de Campo
Cena de Bruno Lage, ex-Botafogo, viraliza: 'Sempre entregando'
Há 3 dias
Futebol Internacional
Suárez será convocado por Forlán e voltará à seleção do Uruguai, diz jornalista
Há 3 dias
Futebol Internacional
Copa do Mundo: Fifa aplica multas milionárias à Argentina e suspende atletas
Há 4 dias
Copa do Mundo
Copa do Mundo Feminina no Brasil terá teste de força dentro e fora de campo
Há 4 dias
Futebol Internacional
Barcelona encaminha acerto com algoz do Brasil na Copa de 2022
Há 5 diasMais LANCE!

Técnico de Seleção na Copa desmaia em briga de esposa e ex

Raul Costa Jr.: a paixão ignorada nos palanques durante as eleições

Destaque na Copa que foi alvo do Palmeiras é anunciado em time inglês

Entenda o xadrez político que ameaça a presidência de Infantino na Fifa

Técnico tenta convencer astro do Flamengo a voltar à seleção após recusa; entenda

Após Copa do Mundo, Al Ahli anuncia renovação de Roger Ibañez até 2030

Relatório revela ameaças de atentado contra Messi na Copa do Mundo 2026

Bárbara Coelho e Ana Thaís analisam o que Ancelotti deve mudar para 2030

Uefa pagou indenização a suposta amante de Infantino, diz jornal inglês

Atacante da Inglaterra é acusado de agressão após incidente em Londres

Conmebol reforça apoio a Infantino e se distancia da Uefa em crise na Fifa

Vozinha revela impacto da Copa do Mundo na carreira: 'Virou do avesso'

Jogador fica livre no mercado após a Copa do Mundo pela Seleção

