Vasco pode voltar a jogar no Amapá após quase quatro décadas

Clube carioca enfrentará o Trem na 1ª fase da Copa do Brasil

Nova Iguaçu x Vasco
Jair vem sendo um dos destaques do Vasco no ano (Daniel Ramalho/Vasco)

Escrito por

Foi definido nesta quarta-feira o primeiro adversário do Vasco na Copa do Brasil 2023. Trata-se do Trem, atual bicampeão amapaense, mas que no ano passado não passou da 1ª fase da Série D do Campeonato Brasileiro.

E esse pode ser um confronto histórico, principalmente para os vascaínos do Amapá. Desde 1987 que o Cruz-Maltino não atua no estado. O último duelo foi exatamente contra a Locomotiva, em um amistoso realizado no Estádio Zerão, em Macapá. Na ocasião, vitória da equipe comandada pelo técnico Sebastião Lazaroni por 2 a 0, gols de Roberto Dinamite e Romário.


Em 2017, o Vasco também enfrentou um time do Amapá pela Copa do Brasil: o Santos. No entanto, a partida acabou sendo disputada em Natal, no Rio Grande do Norte. Nenê, atual camisa 10, estava em sua primeira passagem por São Januário e foi o autor dos dois gols que garantiram o triunfo carioca por 2 a 0.

Esse será também o primeiro jogo entre os clubes em uma competição oficial. Antes do amistoso de 87, Vasco e Trem já haviam se encontrado uma vez, em 1953. Na época, o famoso Expresso da Vitória, de Bellini, Augusto e Sabará, goleou os amapaenses por 5 a 0, com três gols de Friaça, um de Maneca e outro de Vavá.

O novo duelo, pela Copa do Brasil, ainda não tem data definida. Os times, porém, irão se enfrentar entre o dia 22 de fevereiro e 3 de março, com local também ainda a ser confirmado.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter