Palmeiras x Atlético-MG

Palmeiras e Atlético-MG se enfrentam neste domingo, no Allianz Parque (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Alexandre Guariglia e Guilherme Novais
02/06/2022
06:00
São Paulo (SP)

Palmeiras e Atlético-MG se enfrentam neste domingo, às 16h, no Allianz Parque, pela nona rodada do Brasileirão-2022. O duelo, que tem sido tratado como uma decisão por conta da disputa da liderança, tem um ingrediente especial: os desfalques e retornos que cercam ambas as equipes. O Verdão vem mais prejudicado pela Data Fifa, enquanto o Galo tem suas baixas, mas em número menor.

GALERIA
> Confira quantos minutos cada jogador do Palmeiras atuou em 2022

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Embora os dois times tenham atletas nos departamentos médicos, a grande influência para essas baixas é a Data Fifa, que tirou cinco atletas do Alviverde e dois do Alvinegro. A equipe paulista, como os números mostram, acabou sendo a mais atingida pelas convocações.

No Palmeiras, Weverton e Danilo estão com Seleção Brasileira, enquanto Gustavo Gómez está com a seleção paraguaia, Kuscevic com a seleção chilena e Atuesta com a seleção colombiana. São três titulares absolutos e dois reservas que poderiam suprir a ausência de dois dos outros três convocados. Abel Ferreira precisará de um plano.

Já no Atlético-MG, a Data Fifa tem um impacto menor na escalação de Turco Mohamed. Apenas Guilherme Arana, na Seleção Brasileira, e Diego Godín, na seleção uruguaia, estão ausentes. Sendo que apenas o lateral-esquerdo é um titular absoluto. Junior Alonso pediu dispensa da seleção paraguaia e vai reforçar a equipe atleticana.

Como é possível ver acima, o Verdão terá desfalques significativos no setor defensivo. No entanto, ao mesmo tempo, vê peças importantes ganhando condição de jogo para retornar ao time, como são os casos de Luan e Piquerez, que estão treinando sem restrições após se recuperarem de problemas musculares, além de Murilo, que não teve lesão detectada após enfrentar o Santos e deve estar à disposição.

O Galo, por sua vez, vive a expectativa pela volta de Keno e Eduardo Vargas para o confronto contra o Palmeiras. Ambos se recuperam de problemas na coxa e talvez nem viagem para São Paulo. Caso eles não estejam disponíveis até o próximo domingo, Turco Mohamed deve repetir o ataque dos últimos jogos, com Ademir, Sasha e Hulk.

A equipe mineira também não deve contar com o meio-campista Matías Zaracho, titular nos dois jogos da semifinal da Libertadores em 2021, por conta de uma lesão na coxa. No meio-campo, é provável que o treinador argentino entre com Nacho, Jair e Allan.

Outro retorno que deve acontecer no Palmeiras é o de Gabriel Veron, também recuperado de problemas musculares. Ele pode ser uma alternativa para o ataque de Abel Ferreira, que não perdeu peças para a Data Fifa ou por lesões. Quem deve ficar fora é o lateral-direito Mayke, que trata uma tendinopatia de calcâneo na perna direita.

Se todos esses citados acima estiverem em condições de jogo, Abel deve escalar o Verdão com Marcelo Lomba; Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Gustavo Scarpa e Rony. Naves, jovem da base que atuou contra Santos e Juventude, pode ser opção se os zagueiros forem baixas.

O Atlético-MG, caso esteja com sua força máxima dentro dos jogadores disponíveis, deve ser escalado assim: Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Rubens; Allan, Jair e Nacho; Ademir, Eduardo Sasha e Hulk. Caso Vargas e/ou Keno se recuperem, ele devem ser opções no banco de reservas, não seriam titulares.

Entre retornos e desfalques, Palmeiras e Galo vão se moldando para o embate do próximo domingo, que vale a liderança do Brasileirão-2022. Resta saber quem se sairá melhor diante dessas modificações nos times titulares e nos bancos de reservas. É hora de Abel x Turco.

Clique aqui e ganhe R$50 para jogar no Galera.bet