Guilherme Lopes - Botafogo

Guilherme Lopes comemora resultados (Foto: Divulgação/Botafogo)

LANCE!
20/07/2019
16:47
Rio de Janeiro (RJ)

O sucesso do Botafogo do vôlei não vai apenas no âmbito profissional. Meses depois de conquistar a Superliga B masculina e garantir sua presença na elite do esporte nacional, o Alvinegro vem empilhando conquistas nas categorias de base. Nos últimos 18 dias, por exemplo, os meninos de General Severiano conquistaram seis conquistas, entre torneios no país e internacionais.

Na Copa Rio, o Botafogo alcançou o topo nas categorias Mirim, Infanto e Juvenil masculino. Pelo feminino, a sensação foi o Infantil, que venceu o torneio Joseense e, em seguida, a Amb Volleyball Cup, em Portugal, considerado o Mundial das categorias de base. No último domingo, o Mirim Masculino sagrou-se campeão do Rio Open 2019, disputado em General Severiano. Diretor de Vôlei no Alvinegro, Guilherme Lopes, exaltou as conquistas, falou sobre o resgate da hegemonia e o trabalho realizado desde 2015.

- Muito se fala em Superliga A, na campanha do acesso, mas acabam esquecendo que essa retomada começou lá em 2015 e também buscamos nos consolidar nas categorias de base. Começamos a plantar a sementinha lá. Hoje posso afirmar que o voleibol do Botafogo é uma referência nacional a nível de categorias de base e colhe seus frutos. Voltamos a ser o clube mais vitorioso do Rio. Fomos campeões da Superliga B utilizando muitos atletas do Juvenil ou que passaram pelo Juvenil, assim como foi no Estadual Adulto de 2018, onde fizemos um jogo duríssimo contra o Sesc-RJ com o time predominantemente jovem e com um técnico estreante - afirmou ao site oficial do Botafogo.

O diretor do clube de General Severiano destacou a alta quantidade de títulos vencidos em um curto período de tempo. Além disto, Guilherme Lopes afirmou que a comum presença de jogadores formados na casa na equipe profissional é um reflexo daquilo que vem sendo feito nas categorias inferiores.

- Já conquistamos seis torneios nesta temporada. Fomos campeões da Copa Rio Masculina em três categorias e vice em outra no tie-break. Nosso Infatil Feminino conquistou dois títulos fora do estado. Destaco bastante o título do Juvenil Masculino, que vem dominando há 4 anos o vôlei estadual e sempre brigando por títulos nacionais. Essa é uma das vantagens de ter um Adulto forte: dar a chance dos mais novos conviverem entre atletas de alto nível, desenvolverem seu jogo e serem aproveitados.