Barroca elogia Sampaoli e diz que focou na evolução do ataque do Bota

Treinador do Alvinegro elogiou o argentino e analisou que treinamentos foram focados na produção ofensiva no último terço do gramado; Glorioso é quarto pior ataque do Brasileiro

Cruzeiro x Botafogo - Barroca
Eduardo Barroca é o treinador do Botafogo (Foto: Rafael Costa/AM Press/Lancepress!)

Escrito por

A partida entre Botafogo e Santos, no próximo domingo, vai trazer à tona duas equipes que possuem apreço por criarem chances a partir da valorização da posse de bola. Apesar de possuírem detalhes distintos, a ideia dos times comandados por Eduardo Barroca e Jorge Sampaoli parte do mesmo princípio. Nesta sexta-feira, em entrevista coletiva realizada no Estádio Nilton Santos, o técnico do Botafogo elogiou o comandante do Peixe.

- É um treinador com história vitoriosa, as equipes dele jogam de uma forma diferente. É uma referência e a gente busca estudar aquilo que ele já fez na vida esportiva para entender a lógica. Vou ter a oportunidade de enfrentar um profissional desse nível, vai ser enriquecedor, mas eu tenho muita confiança no grupo de jogadores que eu tenho, espero que a gente faça uma grande partida no domingo - afirmou.

Um desses detalhes se diz justamente pela produção ofensiva. O Botafogo fez oito gols em dez partidas no Campeonato Brasileiro - atualmente, é o terceiro pior ataque da competição -, enquanto que o Santos marcou 13 vezes. Barroca destacou que a pausa para a Copa América foi importante para a evolução no campo de ataque.

- Esse processo durante a parada eu dividi em quatro semanas, nós fechamos essa pausa no jogo contra o Santos. Dessas, eu enfatizei muito a questão da definição do jogo, eu gastei metade do meu tempo em preenchimento de área, bola parada ofensiva, pisar na área, tudo aquilo que pode gerar gol. Muitas vezes enfrentamos equipes que se fecham e é mais difícil de marcar. Contra o Cruzeiro, tivemos o controle, mas não muitas oportunidades de gol. O grande desafio é crescer no terço final, tenho me dedicado bastante em cima de melhorar esse número, que não é satisfatório para o nosso padrão - analisou.

O treinamento desta sexta-feira, realizado no campo anexo do Estádio Nilton Santos, foi marcado por testes utilizando Diego Souza como meio-campista, atuando recuado, enquanto Erik e Luiz Fernando ficaram em posições mais avançadas do gramado.

- Desde a parada eu tenho treinado essa situação, de Diego como meia. É um jogador que tem como origem o meio-campo, tem condição de fazer isso. É um cara que me dá alternativas sem que eu precise substituir. Tenho treinado para que a gente possa usar isso no momento certo, ele é uma referência - bradou.

O Botafogo quitou parte dos salários atrasados também nesta sexta-feira, antes da atividade começar. Eduardo Barroca destacou que este lado é importante e elogiou a postura dos atletas, que, até agora, ainda não pararam com o protesto de não falar e não participar de ações de marketing.

- Eu separo isso claramente. Minha responsabilidade é o lado desportivo, é claro que todo mundo quer a situação financeira estável para estar inteiro. Quando tudo isso começou, os jogadores foram os primeiros a me procurar para que o lado desportivo fosse valorizado e eu cobrasse isso. Eles estão dedicados nos jogos e nos treinamentos, o lado desportivo está completamente preservado, espero que a gente consiga transferir isso para um resultado - finalizou.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter