Botafogo vai até o final da temporada sem reforços e com elenco enxuto
Prazo final para a inscrição de novos atletas no Campeonato Brasileiro se encerrou sem qualquer movimentação do Alvinegro e Barroca segue com elenco enxuto até o final do ano

A falta de peças no elenco do Botafogo deve ser a dor de cabeça do técnico Eduardo Barroca até o final da temporada. O prazo final para a inscrição de novos atletas no Campeonato Brasileiro se encerrou na última sexta-feira sem movimentações do Alvinegro. Diante de um cenário de crise financeira, o treinador vai ter que se virar com o que tem nas mãos nas 17 rodadas restantes: um elenco enxuto com grande parte dos jogadores vindos da base. A diretoria chegou a procurar um atacante a pedido da comissão técnica, mas o risco de não conseguir manter em dia os salários dos profissionais que já estão na equipe pesou mais.
O ano não tem sido fácil para o time de General Severiano. Depois de uma campanha ruim e eliminação precoce no Campeonato Carioca, o Botafogo teve um bom início de Campeonato Brasileiro, mas viveu dias conturbados por conta dos atrasos salariais, com direito a protestos da torcida e do próprio elenco. As entrevistas ainda têm sido feitas fora da sala de imprensa para não exibir os patrocinadores do clube, até que as dívidas estejam quitadas. Ainda assim, o clube sondou os atacantes Pottker e Neilton do Internacional como possíveis reforços.
A opção de não contratar mais jogadores foi tema de coletiva do diretor de futebol do clube, Anderson Barros, logo após os treinamentos da equipe, no Nilton Santos, na última sexta.
- Tínhamos que entender a situação do clube. Botafogo não poderia arriscar. Primeiro poder honrar seus compromissos básicos. Se não tivesse uma certeza absoluta de algo para agregar no elenco, o clube não faria nenhuma movimentação - disse o dirigente.
O ausência de um homem de frente, com características de finalizador tem sido um problema este ano. O artilheiro do time na temporada é o meia Alex Santana, com 10 gols. Diego Souza, com sete gols, ainda fica atrás de Erik, que se transferiu para o futebol japonês com nove anotados. Barroca também perdeu Biro Biro, com o contrato rescindido depois de sofrer um mal súbito nos treinamentos.
No final de julho, o centroavante argentino Nicolás Blandi, do San Lorenzo e zagueiro Dário Aimar, do Barcelona de Guayaquil, do Equador estiveram perto de um acerto com o Glorioso, mas, no último dia da janela para transferências internacionais, faltou tempo hábil para registrar as documentações dos atletas.
TABELA
> Veja a classificação e o simulador do Brasileirão clicando aqui
Ciclo sem fim
A grave crise financeira que que assola o Botafogo foi o principal entrave para a chegada de reforços. Em um ciclo que parece não ter fim, o drama se repete em General Severiano. Para quitar dívidas, o clube vê obrigado a vender atletas promissores para fazer caixa. o último a sair nestas circunstâncias foi o lateral-esquerdo Jonathan, vendido ao Almería, da Espanha. Antes dele, saíram Matheus Fernandes, Igor Rabello, Leandro Carvalho e Gláuber.
O treinador é consciente da situação e tem feito testes com as peças que tem disponíveis como a utilização do lateral-direito Marcinho como ala ou a reutilização de jogadores que não vinham tendo chances como Leo Valencia, Vinicius Tanque e Victor Rangel.
– É com esse grupo que vamos até o final. Temos de resolver a questão interna pendente. Temos margem para crescer. Estamos andando lado a lado com o Brasileiro e dando oportunidades aos jovens – disse Barroca, após o empate sem gols com o Ceará, pela 19ª rodada.

Futebol Internacional
Juventus encaminha retorno de Neto, ex-goleiro do Botafogo
Há 1 hora
Botafogo
Botafogo na Data Fifa: veja situações dos convocados
Há 4 horas
Botafogo
Entenda como a redução de estrangeiros pode afetar o elenco do Botafogo
Há 14 horas
Futebol Nacional
Regra dos 12 jogos no Brasileirão e times B entram na mira de CBF e clubes
Há 14 horas
Seleção Brasileira
Seleção Brasileira: o que esperar das novidades da lista de Ancelotti após a Copa do Mundo
Há 15 horas
Futebol Nacional
Dos clubes à Seleção: os impactos da redução do limite de estrangeiros no Brasileirão
Há 16 horasMais LANCE!

Textor vai à Justiça e tenta barrar AGE da SAF do Botafogo

Botafogo aciona STJD contra CEO do Grêmio após fala de 'time de picaretas'

Ziyech mostra diferencial para ajudar o Botafogo na reta final

Ex-Botafogo, David Sousa alcança 100 jogos na Europa

Brasileirão tem recorde histórico dos pontos corridos na 28ª rodada; veja

Clubes aprovam redução de estrangeiros no Brasileirão

Copa do Brasil terá aumento de premiação, mas parte do valor terá destino obrigatório

Botafogo Basquete reformula elenco e dá salto de investimento

Análise Tática do Guffo: o Botafogo de Tite começa agora

Botafogo recebe folga e terá de treinar longe do Lonier nos próximos dias

Após estreia, Tite ganha duas semanas para moldar novo Botafogo

Ziyech comenta estreia pelo Botafogo: 'Frustrante'

Tite explica derrota do Botafogo para o Mirassol no Brasileirão



