Luís Castro - Botafogo

Luís Castro explicou que colocou três zagueiros para dar mais liberdade aos atacantes e alas (Vítor Silva/Botafogo)

LANCE!
16/06/2022
19:11
Rio de Janeiro (RJ)

O Botafogo precisava voltar a vencer não só para deixar a zona de rebaixamento como para aliviar a pressão e ter mais tranquilidade para trabalhar. O triunfo veio sobre o São Paulo, porém o técnico Luís Castro voltou a questionar a visão sobre o projeto do clube e o foco nos resultados.

- Acho que o futebol está muito ligado a resultados. Se perguntarem para outra pessoa o que é o projeto Botafogo pode dizer que são os resultados e não a academia, a construção do centro de treinos, organização interna. E, portanto, nós sentimos o peso da forma como se olha neste momento o futebol no Brasil e no mundo. Se o projeto é resultado estamos muito felizes. Felicidade pelo resultado - frisou.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro

Ao ser questionado sobre o esquema com três zagueiros, o técnico explicou que o intuito era dar mais solidez defensiva para liberar os jogadores de ataque e alas. Com o triunfo, a equipe deixou a zona de rebaixamento e voltou a vencer depois de cinco rodadas. 

- Nós já havíamos jogado com a linha de três várias vezes. Só que essa linha é constituída por um lateral e dois centrais (zagueiros). Com a objeção do lateral e do ponta do lado contrário. Com a infiltração de um ponta do lado fazendo o quadrado com os dois volantes. Hoje fizemos o mesmo, só que com os dois laterais O que trouxe a equipe maior solidez defensiva neste momento em que projetávamos Hugo e Saravia - pontuou, e completou:

- Colocávamos para dentro o Piazon e o Vini para fazer um quadrado com nossos dois volantes. Fizemos dessa vez de maneira diferente para dar mais solidez defensiva e não tantas oscilações. Eram posicionamentos mais rígidos. Havia uma maior adaptação do central quando nosso lateral se projetava. Eles eram obrigados a flutuar na zona da projeção do lateral - ressaltou:

+ ATUAÇÕES: Kayque marca o gol da vitória, e Joel Carli comanda defesa do Botafogo contra o São Paulo

- Refletimos sobre o momento da equipe e definimos que uma maior solidez defensiva ajudaria a liberar os jogadores no ataque, para que jogassem menos desconfiados. A equipe teve mais tranquilidade. Optamos por essa dinâmica também pela equipe do São Paulo, que é recheada de muitos bons jogadores - finalizou.

O próximo compromisso do Botafogo está marcado para domingo, às 18h, contra o Internacional, no Beira-Rio. O confronto será válido pela décima terceira rodada do Brasileirão.

Clique aqui e ganhe R$50 para jogar no Galera.bet