Jean ou Bochecha? Zé Ricardo possui diferentes opções à frente da defesa
Mesma posição, diferentes características: Zé Ricardo pode construir um time forte na marcação ou uma equipe que possui qualidade no passe desde o campo de defesa

A boa atuação de Gustavo Bochecha na vitória sobre o Madureira, na última segunda-feira, pode colocar uma dor de cabeça na cabeça de Zé Ricardo. O jovem volante foi um dos destaques do duelo, ditou o ritmo do meio-campo, mas não tem sua presença garantida, já que Jean, geralmente, é o titular da posição no clube de General Severiano.
Assim como Gustavo, Jean também vinha de bons momentos pelo Alvinegro. Zé Ricardo, até aqui, mostrou que sabe explorar as qualidades de ambos e os colocava como titular de acordo com as características do adversário. A ideia do treinador, portanto, é montar o meio-campo da equipe para 'responder' às características de quem enfrenta o Glorioso.
Quando o adversário é uma equipe que vai jogar com foco na defesa, de forma recuada, Zé Ricardo opta por Bochecha na equipe titular. O atleta oriundo da base é marcado pela qualidade técnica, que é usada para organizar as jogadas do Botafogo desde o campo de defesa e, assim, ser mais uma opção para furar a retranca. Contra o Madureira, por exemplo, a escolha foi bem sucedida.
Jean, por sua vez, aparece em campo quando o adversário do Botafogo busca, de algum jeito, propor jogo. O volante de 24 anos oferece mais marcação e proteção aos zagueiros, sendo mais um jogador que compõe função defensiva. Na temporada, o atleta foi utilizado, por exemplo, nos jogos contra o Defensa y Justicia, que gosta da posse de bola, pela Copa Sul-Americana.
'Teste de fogo' contra o Fluminense: quem escalar?
O Botafogo 'respira por aparelhos' no Campeonato Carioca. Praticamente sem chances de chegar às semifinais por meio da classificação geral, a única forma do Alvinegro aparecer entre os quatro melhores clubes da competição é com o título da Taça Rio. Portanto, a partida diante do Fluminense é fundamental, já que o Glorioso, atualmente, ocupa a quarta posição do Grupo C do turno.
O Fluminense de Fernando Diniz se assemelha, em relação ao estilo de jogo, à equipe do Defensa y Justicia. Times que buscam controlar a posse de bola e, a partir disso, criar chances de gol, além de serem intensos nas duas partes do campo. Diante da equipe argentina, Zé Ricardo optou por Jean.
Dessa vez, porém, a situação vivida pelo Botafogo é diferente: por conta dessa necessidade de vitória para melhorar na classificação, é provável que a equipe busque propor jogo desde o começo da partida. Esse hipotético contexto é favorável a Gustavo, que pode aumentar a produção ofensiva do Alvinegro.
Seja com estratégia ofensiva ou defensiva, é fato que Zé Ricardo tem em mãos alternativas diferentes para a mesma função. O Glorioso jogará com o Tricolor pela primeira vez na atual temporada e o treinador, mais uma vez, terá que encarar uma equipe que possui qualidade técnica e sabe valorizar a bola.

Futebol Internacional
Forlán corta seis jogadores do Brasileirão da lista final do Uruguai
Há 33 minutos
Botafogo
Botafogo tem mudanças para enfrentar o Grêmio, com estreante na zaga; veja time
Há 41 minutos
Botafogo
Tite vai ao Nilton Santos assistir ao jogo do Botafogo contra o Grêmio
Há 1 hora
Botafogo
Tite é anunciado como novo técnico do Botafogo até 2028
Há 2 horas
Botafogo
Botafogo acerta contratação do técnico Tite
Há 5 horas
Botafogo
Botafogo reencontra Renato Gaúcho no Grêmio como adversário indigesto
Há 7 horasMais LANCE!

Botafogo recebe o Grêmio em confronto direto para amenizar crise

Ferraresi, do Botafogo, é convocado e pode desfalcar time no Brasileirão

Botafogo x Grêmio: onde assistir, horário e escalações

Ex-Botafogo, Davide Ancelotti é elogiado após boa fase de time

Botafogo inicia contatos e terá reunião com Tite

Botafogo não seguirá com Bellão e define perfil de novo treinador

Botafogo vive crise de gols e vê ataque aumentar preocupação no Brasileirão

Bellão lamenta empate do Botafogo: 'A gente não se conforma'

Vitinho valoriza gol, admite frustração e projeta reação do Botafogo

Botafogo busca empate com Bragantino em jogo com expulsão e gol contra

Expulsão de Wallace Yan em Botafogo x Bragantino divide opiniões: 'Maluquice'

Veja gols em Botafogo x Bragantino: Lucas Monzón, contra, e Vitinho marcam

Botafogo apresenta Ziyech à torcida antes de jogo com o Bragantino pelo Brasileirão



