ANÁLISE: Luís Castro realiza testes em momento inoportuno e Botafogo regride na temporada

Glorioso fica de fora das semifinais do Campeonato Carioca após uma atuação coletiva ruim em Volta Redonda

Luís Castro
Botafogo está fora das semifinais do Campeonato Carioca (Vítor Silva/Botafogo)

Escrito por

Com desorganizações táticas e uma atuação coletiva fraca, o Botafogo foi derrotado pela Portuguesa por 1 a 0 em Volta Redonda. O resultado negativo fez com que os alvinegros ficassem de fora das semifinais do Campeonato Carioca. 

O placar serviu para comprovar a regressão que a equipe alvinegra vem sofrendo ao longo deste começo de temporada. Luís Castro, que armou uma defesa sólida e um ataque efetivo no início do ano, agora não está conseguindo encontrar um padrão de jogo no time. 

+ ATUAÇÕES: Luís Castro recebe a pior nota na eliminação do Botafogo do Campeonato Carioca

+ Nova luta: saiba o que o Botafogo precisa para assegurar sua vaga na Copa do Brasil de 2024

O Glorioso entrou em campo na última quarta-feira com um esquema diferente do que vinha atuando. Com três zagueiros, Raí de titular e um time recheado de atacantes, Luís Castro acabou montando um time desorganizado defensivamente e pouco criativo ofensivamente. 

A zaga do Botafogo, que vinha sendo extremamente eficiente, ficou muitas vezes perdida em campo. Prova disso é que Cuesta cometeu duas falhas de posicionamento no primeiro tempo que quase resultaram em mais gols da Portuguesa.

Víctor Sá, que vinha jogando pelo lado esquerdo, foi deslocado para direita. Carlos Alberto, que costuma jogar pela direita, iniciou como ponta esquerda. Depois das decisões equivocadas, Luís Castro decidiu retornar para formação original no segundo tempo.

As mexidas mudaram a postura da equipe alvinegra, mas não foram suficientes para virar a partida. O Botafogo até criou chances, mas não teve eficiência na hora da finalização. O time não teve frieza e tranquilidade para impor sua superioridade e fazer os gols. 

+ Botafogo consegue efeito suspensivo para Tiquinho Soares e Marçal

Após as sequências de resultados e atuações ruins, Luís Castro precisa reencontrar a solidez que implementou nos primeiros jogos de Estadual e mudar a cara da equipe para disputa da Taça Rio. O Glorioso precisa conquistar a competição para garantir uma vaga na Copa do Brasil.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter