O Botafogo além de Paquetá: pressão, erros gerais e falta de convicção
Trabalho do treinador estava sendo questionado também pelos jogadores, mas erros técnicos e a pressão na diretoria do Glorioso derrubaram mais um. Quem assume?

Sabe aqueles ditados: "Tem dia que é noite" ou "Tem dia que de noite é a mesma coisa"? Pois é. Especificamente na noite desta quarta-feira, a culpa de Marcos Paquetá é bastante ponderável: no primeiro gol, Valencia apenas olhou o cabeceio anterior à bicicleta. Neste mesmo lance, Luís Ricardo demorou a sair da defesa e deu condição de jogo. No segundo gol, Saulo poderia ter pego a bola. No penúltimo lance, Brenner perdeu gol que centroavante não poder perder. Não havia mais goleiro.
Mas o time piorou com as substituições. Tomou calor quando precisava empatar a partida. Foi, a cada minuto, menos organizado. E olha que a qualidade do rival é para lá de questionável. A questão é que os números gritam. Por mais difíceis que sejam os rivais, quatro derrotas e uma vitória, dois gols marcados e nove sofridos foram muito para quem não tem crédito com a torcida. E ainda mais com a diretoria tão pressionada.
Rival por rival, três das quatro últimas derrotas alvinegras foram para times favoritos. Com Marcos Paquetá, o Botafogo pressionou, mas perdeu para o Corinthians. Tomou novamente gol cedo e caiu diante do Flamengo. Ganhou sofrendo da Chapecoense. Com time-misto, diante da prioridade que é a Copa Sul-Americana, teve partida terrível na derrota para o Internacional.
Em termos de apuração, a verdade é que as informações são de que os treinos não agradavam aos jogadores - o que não significa, deixo claro, que houve algum tipo de complô para derrubar o, agora, ex-comandante. Mesmo assim, é fato que viver de expectativa no futebol brasileiro é quase utópico.
Ainda mais num cenário em que a diretoria do Botafogo está tão pressionada. É nítido que, caso fosse um treinador mais conhecido na primeira divisão brasileira, muito provavelmente nem Paquetá e talvez nem Felipe Conceição tivessem sido demitidos. O segundo sucumbiu à Aparecidense e ao Flamengo. Nos dois casos, a pressão da torcida foi determinante.
E aí é que entra o principal questionamento que deve ser feito. A escolha, primeiro por um treinador da casa, depois por um profissional que estava há 14 anos sem trabalhar no Brasil, pode ser justificada. O que exige reflexão é o pouco tempo que faz tal diretoria mudar de ideia.
A cúpula de futebol tem, além do presidente do clube, Nelson Mufarrej, e do vice, Carlos Eduardo Pereira, o vice-presidente de futebol, Gustavo Noronha, e o gerente de futebol, Anderson Barros. Estes são os homens que têm a missão de convencer um novo treinador a assumir um cargo num momento em que há pouco tempo para treinos e após treinadores anteriores terem sido demitidos com pouco mais de 30 dias de trabalho. Isso em oito meses.

Botafogo
Botafogo encaminha acerto com goleiro e zagueiro para o segundo semestre
Há 13 horas
Futebol Nacional
Troca entre Botafogo e São Paulo por Newton e Ferraresi entra na reta final
Há 15 horas
Botafogo
Fifa retira transfer ban do Botafogo por dívida na contratação de Artur
Há 4 dias
Botafogo
John Textor e a nova tentativa frustrada no Botafogo com Kia Joorabchian
Há 5 dias
Botafogo
Botafogo recebe aporte milionário da GDA Luma e paga dívidas da SAF
Há 5 dias
Copa do Mundo 2026
Ex-Botafogo se oferece para treinar Japão após derrota para o Brasil na Copa: 'Me testem'
Há 6 diasMais LANCE!

Ídolo do Botafogo é favorito para assumir como técnico do Uruguai após a Copa

Assembleia destitui John Textor do conselho da SAF do Botafogo

Botafogo segue intertemporada após definições e trabalha visando mercado

São Paulo anuncia contratação do atacante Victor Sá

Franclim Carvalho fica para trás, e Vasco define novo alvo para treinador

CBF detalha datas e horários das oitavas da Copa do Brasil Feminina

Botafogo sofre novo transfer ban, desta vez por dívida na compra de Barrera

Fifa retira transfer ban do Botafogo referente à dívida por Almada

Almada cita Botafogo após vitória da Argentina: 'Quem sabe eu possa voltar'

Atitude de Almada surpreende torcida do Botafogo: 'Essa é a diferença'

Torcida do Botafogo reage a fala de jogador da Seleção: 'Ainda sente'

Do Japão para o Brasil: relembre os japoneses que atuaram no país do futebol

Brasileirão na Copa do Mundo: quem avança e quem volta para casa?






