Botafogo demite o técnico Franclim Carvalho
Técnico português não suportou as derrotas para Cienciano-PER e Vitória
Fim da linha para o técnico Franclim Carvalho no Botafogo. O português não suportou a goleada impiedosa sofrida para o Cienciano-PER, na última quinta-feira (13), pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, e a derrota para o Vitória, no Barradão, pelo Brasileirão. A demissão foi tomada nesta terça-feira (18), após reunião da liderança com Gabriel de Alba, novo investidor da SAF.
➡️ Dê suas notas: Botafogo é goleado pelo Cienciano pela Sul-Americana
A equipe será comandada interinamente por Rodrigo Bellão, assim como na transição feita do trabalho de Martín Anselmi para o do português. Após a publicação da matéria, a informação foi confirmada pelo Botafogo em nota.
— O Botafogo informa que Franclim Carvalho não é mais o técnico da equipe principal de futebol. A decisão foi comunicada ao profissional nesta terça-feira (18). Também deixam o clube os auxiliares Luís Felipe e Mauro Moderno, o preparador físico Fábio Monteiro e o preparador de goleiros Ricardo Matos. O Botafogo agradece a Franclim e aos demais profissionais pelos serviços prestados e deseja sucesso em seus próximos desafios — escreveu o clube em trecho do comunicado.
Durou apenas 22 jogos a passagem do treinador pelo Glorioso, com dez vitórias, sete empates e cinco derrotas. Sob seu comando, o Botafogo se despediu na terceira fase da Copa do Brasil e vive situação delicada na Sul-Americana, precisando vencer o Cienciano por seis gols na próxima quinta-feira (20) para passar de fase.
Confira a nota oficial do Botafogo
Franclim Carvalho não é mais o técnico do Botafogo; Clube define novos profissionais da comissão técnica permanente
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 18, 2026
O Botafogo informa que Franclim Carvalho não é mais o técnico da equipe principal de futebol. A decisão foi comunicada ao profissional nesta terça-feira (18).… pic.twitter.com/gHnW1tEc13
"Franclim Carvalho não é mais o técnico do Botafogo; Clube define novos profissionais da comissão técnica permanente
O Botafogo informa que Franclim Carvalho não é mais o técnico da equipe principal de futebol. A decisão foi comunicada ao profissional nesta terça-feira (18). Também deixam o Clube os auxiliares Luís Felipe e Mauro Moderno, o preparador físico Fábio Monteiro e o preparador de goleiros Ricardo Matos.
O Botafogo agradece a Franclim e aos demais profissionais pelos serviços prestados e deseja sucesso em seus próximos desafios.
Rodrigo Bellão, atual treinador da equipe Sub-20, assumirá interinamente a equipe e será o comandante no próximo compromisso, diante do Cienciano, pelo duelo de volta das oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana.
Adicionalmente, o Botafogo irá estruturar uma nova configuração em sua comissão técnica permanente. Paulo Bonamigo, profissional com ampla experiência no futebol brasileiro e que comandou o Botafogo em 2004, assume o cargo de Coordenador Técnico.
Ronaldo Torres, preparador físico com passagens vitoriosas pelo futebol brasileiro, incluindo os títulos do Campeonato Brasileiro com o Botafogo, em 1995, e com o Fluminense, em 2010, será o responsável pela Preparação Física.
Marcelo Salles, conhecido como "Fera", profissional que iniciou sua trajetória no Botafogo e reúne experiências como auxiliar técnico em grandes clubes do futebol brasileiro, assume o cargo de Auxiliar Técnico permanente do Clube.
Os novos profissionais se juntam a Rodrigo Bellão e aos demais integrantes da comissão técnica na preparação da equipe.
📲 Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal!

Franclim Carvalho foi contratado pelo Botafogo no mês de abril, após a passagem — também frustrante — do argentino Martín Anselmi. O português só tinha uma breve experiência como treinador, no B SAD, de Portugal, e foi o auxiliar de Artur Jorge no ano de 2024, nas conquistas do Brasileirão e da Libertadores.
Ele foi o oitavo técnico da era SAF. Antes de Franclim, o Glorioso foi comandado por Luís Castro (3/22 a 6/23), Bruno Lage (7/23 a 10/23), Tiago Nunes (11/23 a 2/24), Artur Jorge (4/24 a 1/25), Renato Paiva (2/25 a 6/25), Davide Ancelotti (6/25 a 12/25) e Martín Anselmi (1/26 a 3/26).
🔥 Até R$100 de volta em crédito se perder - jogue R$100 e confira as regras
*18+ | Ministério da Fazenda adverte: Aposta não é investimento | Conteúdo comercial | Aplicam-se termos e condições.
Tudo sobre

Botafogo
Botafogo anuncia coordenador técnico e auxiliar permanente em nova estrutura do futebol
Há 4 minutos
Futebol Internacional
Ex-técnico do Botafogo é elogiado em estreia na La Liga
Há 5 horas
Fora de Campo
Rizek alerta sobre risco de rebaixamento do Botafogo: 'Toda pinta'
Há 5 horas
Botafogo
Novo investidor da SAF do Botafogo, Gabriel de Alba chega ao Rio
Há 9 horas
Futebol Nacional
Brasileirão: Flamengo corta vantagem do Palmeiras, e Vasco aumenta risco de queda
Há 1 dia
Botafogo
Botafogo retorna ao Rio sob protestos de organizada no aeroporto
Há 1 diaMais LANCE!

Por onde anda Sandro Barbosa, ex-zagueiro do Botafogo?

Franclim questiona VAR após lance com Danilo em derrota do Botafogo

Dê suas notas: Botafogo perde para o Vitória fora de casa no Brasileirão

Decisão de arbitragem em Vitória x Botafogo gera revolta: 'Injusto'

Júnior Santos critica arbitragem após derrota do Botafogo: 'Sempre contra a gente'

Torcida do Botafogo manda recado a Franclim Carvalho após derrota: 'Fraco'

Botafogo para em Arcanjo, e Vitória vence pelo Brasileirão

Veja gol em Vitória x Botafogo: Matheuzinho marca de pênalti

Botafogo volta com titulares para encarar o Vitória; veja escalação

Botafogo conhece datas de jogos contra Flamengo e Palmeiras

Botafogo precisa de feito inédito para avançar na Sul-Americana; entenda

Cienciano goleia Botafogo e provoca nas redes: 'Baile'



