Em sua 'melhor fase', Guga mira vaga no time profissional do Avaí
Jogador foi o destaque da equipe que avançou à semifinal da Copa do Brasil Sub-20 e que, agora, disputa a mesma fase no campeonato estadual<br>

Guga, Florianópolis, esporte e Avaí. É difícil encontrar palavras que se combinem melhor do que essas quatro. Mas o Guga citado, na verdade, não atua com a raquete nas mãos, mas com a bola nos pés. Homônimo do apelido do ex-tenista Gustavo Kuerten, o jovem lateral direito do Avaí, de 18 anos, quer fazer mais do que "apenas" ter um nome igual ao do ídolo nacional, quer brilhar com a camisa da equipe catarinense.
Cláudio Rodrigues Gomes nasceu em Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e chegou a Florianópolis com apenas 14 anos. Logo em seus primeiros momentos na cidade, a semelhança com o "manezinho da Ilha" foi notada, e o apelido foi prontamente definido: Guga.
Nessa temporada, o jovem mostrou que pode ser mais um Guga a dar alegrias para a torcida do Avaí e, por quê não, do Brasil. Lateral veloz e técnico, foi o líder da equipe que chegou à semifinal da Copa do Brasil Sub-20 e da Copa Santa Catarina, recebendo a faixa de capitão e sendo responsável pelas cobranças de bola parada do time.
- Estou vivendo o melhor momento da minha carreira, e espero manter assim. Cada dia que entro em campo para treinar ou jogar, eu lembro de onde vim e do que passei pra estar aqui hoje. Isso é o que me motiva para buscar sempre meu máximo e realizar meu trabalho da melhor forma dentro de campo - falou o jovem jogador, filho de um taxista e de uma cabeleireira.
Na Copa do Brasil Sub-20, o Avaí fez a melhor campanha de sua história nessa temporada, visto que o time nunca havia passado do duelo de estreia. Pelo caminho, deixou para trás equipes tradicionais do futebol brasileiro, como Grêmio (5 a 1 no agregado), Fluminense (5 a 2), Palmeiras (5 a 4), até a queda para o Flamengo na semifinal (4 a 2). Na disputa, Guga fez três gols, além de distribuir diversas assistências.
Agora, o lateral volta sua atenção para a semifinal da Copa Santa Catarina, o estadual júnior. Nesta quinta-feira, às 15h, o Avaí recebe o Joinville no Estádio da Ressacada, no primeiro jogo do confronto. Para o jogador, o título é a meta e, no lado pessoal, ser alçado para a equipe profissional é o desejo.
- Nós trabalhamos muito para chegar em todas as competições e brigar pelos títulos. Estamos conseguindo realizar isso. Agora, temos de manter o foco para conquistar a Copa Santa Catarina, que tornou-se uma das metas iniciais dessa temporada - disse Guga, antes de completar:
- Estou trabalhando muito para figurar na equipe principal. Já participei de diversos treinos com eles e sei que logo poderei ganhar uma oportunidade. Assim que isso acontecer, a torcida pode ter certeza que irei aproveitar da melhor forma.

Futebol Nacional
Atacante ex-Flamengo deve reforçar time do Brasil após passagem por futebol sul-americano
Há 1 mês
Onde Assistir
Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – sexta (17/07/2026)
Há 1 mês
Corinthians
Lembra dele? Ex-Corinthians e Cruzeiro é anunciado por novo clube e busca recomeço
Há 1 mês
Onde Assistir
Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quarta-feira (10/06/2026)
Há 2 meses
Onde Assistir
Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quarta-feira (03/06/2026)
Há 2 meses
Onde Assistir
6° rodada Brasileirão Série B: onde assistir, horário e local dos jogos
Há 3 mesesMais LANCE!

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – sábado (11/04/2026)

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – domingo (29/03/2026)

Avaí x Figueirense: clássico decide a Recopa Catarinense com transmissão do Lance!TV

Eliminação nos pênaltis provoca zebra na segunda fase da Copa do Brasil

Avaí Kindermann desiste, e Ceará retorna à Série A2 do Brasileirão Feminino

Transmissão do Campeonato Catarinense ganha patrocínio de casa de apostas

Coritiba empresta zagueiro para time da Série B

Santos encaminha saída de dois jogadores para times da Série B

Ex-Cruzeiro e Palmeiras anuncia aposentadoria aos 38 anos

Copa do Brasil 2026: confira classificados, formato e quando estreiam os times

Santos acerta saída de lateral da base para o Avaí

Em crise financeira, Avaí tem pedido de falência e proposta por SAF

Quando começa a Série B de 2026? Veja participantes
