Atletico-MG x Botafogo

O triunfo sobre o Botafogo garantiu o Galo na fase preliminar da Libertadores- FELIPE CORREIA/PHOTO PREMIUM

Valinor Conteúdo
02/12/2018
17:17
Belo Horizonte

O fim de 2018 foi feliz para o Atlético-MG com a vaga assegurada para fase preliminar da Libertadores de 2019, após a vitória sobre o Botafogo, no último sábado. por 1 a 0, no Independência.

Agora é começar a pensar na próxima temporada e iniciar o planejamento e a logística para fazer os duelos que podem levar o Galo para a fase de grupos da competição sul-americana.

O clube mineiro terá de passar por dois adversários antes de chegar à fase de grupos. O sorteio da Libertadores de 2019 está marcado para o dia 17 de dezembro, no Paraguai e o alvinegro conhecerá suas batalhas pela América.

Porém, já dá para antecipar alguns possíveis adversários do Atlético-MG na primeira fase da disputa continental.

O Galo pode encarar times da Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela, Uruguai e Peru. Todavia, só duas equipes estão definidas para a primeira fase. O Real Garcilaso, do Peru, e o Defensor, do Uruguai.

Esses times jogam disputam três confrontos de mata-mata. O Galo começa sua briga pela fase de grupos na segunda fase e terá de passar por duas fases antes de chegar à competição principal.

Portanto, o clube mineiro pode encarar as equipes da primeira fase do mata-mata. Essa fase será entre os dias 5 e 28 de fevereiro de 2019.
Na segunda fase, a que o Galo jogará, serão treze equipes, mais os três da primeira fase, fechando oito confrontos de mata-matas, que vai garantir quatro vagas para a fase de grupos de 2019.

Além do Atlético-MG, jogarão esta fase outro clube do Brasil, dois times do Chile (Palestino; Universidad de Chile ou Universidad Concepción), dois da Colômbia (Atlético Nacional, Junior Barranquilla, Independiente Medellín ou Once Caldas) e um da Argentina, o Talleres.

Após passar por todas essas fases, o Galo poderá jogar a fase e grupos que vai do dia 5 de março a 9 de maio, com 32 equipes divididas em oito grupos.

História no torneio

O Atlético-MG vai para a sua 10ª Libertadores. O clube mineiro jogou nos anos de 1972, 1978, 1981, 2000, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017, sendo campeão em 2013, vencendo o Olimpia na decisão.