País de Gales x Irlanda

Sérvia venceu e vai a seu segundo Mundial como país independente (FOTO: AFP)

LANCE!
09/10/2017
17:44
Cardiff (WAL)

O sonho de ir à Copa do Mundo da Rússia acabou para o País de Gales. Jogando diante da sua torcida, no estádio de Cardiff, os galeses foram derrotados pela Irlanda por 1 a 0. Assim, os irlandeses, que iniciaram a rodada em terceiro lugar do Grupo D, ficaram com a vaga na repescagem.

Após um primeiro tempo sonolento, em que o time de País de Gales pouco fazia por ter a vantagem do empate, o time da Irlanda acordou na etapa final. Precisando vencer para ir à repescagem, ao menos, os irlandeses tornaram-se mais ofensivos na segunda etapa. Aos 12 minutos, Jeff Hendrick lançou James McClean na entrada da área e o atacante arriscou uma bomba de primeira. A bola rasteira foi com força no canto direito do gol, sem chances de defesa para o goleiro galês.

Com o resultado debaixo do braço, a Irlanda se fechou na defesa e esperou País de Gales dominar a partida. A etapa final foi de muita tensão para a torcida local, que via o time criar inúmeras chances de gol, mas sem conseguir furar o bloqueio irlandês. Enquanto a torcida lamentava a ausência do lesionado Gareth Bale, vitória e vaga para a Irlanda, que só disputou três Copas do Mundo em sua história (90, 94 e 2002).

Enquanto a vaga na repescagem ficou com a Irlanda, a vaga direta do Grupo D foi obtida pela Sérvia, que volta ao Mundial após a ausência em 2014. Fazendo campanha sólida em toda a eliminatória, os sérvios só dependiam deles mesmos. Enfrentando a fraca Geórgia em casa, venceram por 1 a 0, resultado que garantiu o país na liderança do grupo e vaga certa em mais uma Copa do Mundo, a segunda desde a separação de Montenegro. Na outra partida do grupo, que não valia mais nada, a Áustria derrotou a Geórgia por 1 a 0.