Tandara em ação diante do Japão

Tandara em ação pelo Brasil (FIVB Divulgação)

Web Vôlei
04/09/2019
15:51
São Paulo

O técnico José Roberto Guimarães definiu as 14 jogadoras que viajarão na próxima sexta-feira para a cidade Hamamatsu, no Japão, para a disputa da Copa do Mundo feminina de vôlei, entre os dias 14 e 29 de setembro.

O torneio masculino será na sequência, também no Japão, entre os dias 1º e 15 de outubro. A Seleção busca o título inédito. Todos os jogos do Brasil serão transmitidos pelo SporTV.

A equipe brasileira será formada pelas levantadoras Macris e Roberta, as opostas Sheilla e Lorenne, as ponteiras Gabi, Drussyla, Amanda e Gabi Cândido, as centrais Bia, Mara, Carol e Fabiana e as líberos Léia e Camila Brait.

As ausências da lista são a ponteira Natália e oposta Tandara. Natália vem de uma temporada de muitas lesões e não conseguiu defender a Seleção nas competições em que foi relacionada. Atuou nas finais da Liga das Nações, mas sentiu uma lesão na panturrilha justamente na partida decisiva contra os Estados Unidos. Deixou a quadra quando o Brasil vencia por 2 a 0 e a Seleção acabou tomando a virada, ficando com o vice-campeonato.

No Pré-Olímpico, torneio mais importante do ano, que garantiu a Seleção nos Jogos de Tóquio do ano que vem, José Roberto teve de utilizar a jovem Tainara, já que Natália ainda não tinha condição de jogar. A ponteira viajou nesta quarta-feira para Turquia, para se apresentar ao seu novo clube, o Eczacibasi.

Tandara também já se apresentou ao seu clube, o Sesc RJ e pediu dispensa tanto do Sul-Americano quanto da Copa do Mundo para resolver problemas particulares. Ela fez somente os três jogos do Pré-Olímpico com a camisa da Seleção Brasileira este ano e teve atuação apenas regular. Além da falta de ritmo, atuou improvisada como ponteira, fora da sua posição de origem. Antes dos três jogos do Pré-Olímpico, a última partida da jogadora este ano haiva sido no dia 25 de fevereiro, pelo Guangdong Evergrande, no Campeonato Chinês.

– Conquistamos o Sul-Americano no último domingo e foi uma vitória importante para mantermos a hegemonia na América do Sul. Na Copa do Mundo teremos a oportunidade de enfrentar seleções de escolas diferentes e será uma boa preparação para os Jogos Olímpicos do próximo ano – disse José Roberto Guimarães, que ainda comentou sobre a ausência dos nomes da ponteira Natália e da oposta Tandara.

– Não contaremos com algumas jogadoras importantes. A Natália pediu um tempo para cuidar do joelho direito que a incomodou nas duas últimas temporadas. Já a Tandara tem algumas questões particulares e segue em recuperação da lesão no tornozelo esquerdo que aconteceu no campeonato chinês. Precisamos respeitar essas situações – afirmou José Roberto Guimarães.