É 1º de abril? Cubanas vencem Brasil no Mundial de vôlei com penteado de 'Dona Florinda'
Final de 1994 foi um dos episódios emblemáticos da rivalidade entre as seleções

A rivalidade entre Brasil e Cuba na década de 1990 marcou a história do vôlei feminino. Um dos duelos mais lembrados veio com uma situação inusitada, digna de 1º de abril, o "Dia da Mentira". Na final do Mundial de 1994, as atletas cubanas foram para o aquecimento, no Ginásio do Ibirapuera, usando bobes no cabelo, no melhor estilo "Dona Florinda", personagem icônica do seriado "Chaves".
➡️ Tudo sobre os esportes olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
➡️ Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial
Dos dois lados da quadra estavam nomes históricos da modalidade. Pelo Brasil, na época comandado por Bernardinho, Ana Moser, Márcia Fu, Hilma e Fernanda Venturini eram alguns dos destaques. Já a seleção cubana contava com Mireya Luis, Carvajal e Regla Torres como pilares de um time imbatível.
Naquele ano, o Brasil vinha de um título de Grand Prix, e chegava embalado para fazer história em casa. A classificação para a final, após uma batalha de cinco sets contra a Rússia, já garantia à seleção sua primeira medalha em mundiais.

Provocação inusitada?
O que pegou todos de surpresa foi a maneira como as atletas cubanas entraram em quadra para o aquecimento. Usando bobes no cabelo, chegaram para a final como quem tinha a certeza da vitória, esperando apenas o momento da comemoração. A atitude irritou as brasileiras, e foi visto como uma provocação.
Apesar de parecer soberba, a seleção de Cuba confirmou, em quadra, a confiança que carregava. Diante de um Brasil desgastado física e mentalmente, a equipe venceu por 3 a 0 (15-2, 15-10, 15-5), confirmando o título mundial sem perder um set sequer.
Mais tarde, as jogadoras cubanas negaram que o penteado fosse uma provocação direta às rivais, mas confirmaram ter entrado em quadra já pensando na comemoração do pós-jogo. Segundo Mireya, as atletas combinaram de usar o penteado porque, assim que acabasse a partida, viajariam para Havana e queriam encontrar o presidente bonitas, elegantes e, claro, campeãs.
🤑 Aposte na vitória do seu atleta favorito
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável
Tudo sobre

Rio 2016: 10 Anos
Rio 2016: Olimpíada sediada pelo Brasil completa dez anos
Há 4 horas
Vôlei
Brasil e Argentina disputam título da Copa Sul-Americana de vôlei
Há 1 dia
Mais Esportes
No Rio de Janeiro, Malala Yousafzai se arrisca no vôlei de praia
Há 1 dia
Vôlei
Brasil sofre nova virada e emenda segunda derrota no Mundial sub-17 de vôlei
Há 2 dias
Vôlei
Osasco busca o 19º título do Campeonato Paulista de vôlei; veja tabela
Há 3 dias
Vôlei
Minas apresenta novo técnico e confirma três reforços para a temporada
Há 3 diasMais LANCE!

Gabi Guimarães é apontada como melhor ponteira do mundo por rivais durante a VNL

Praia Clube e Osasco disputam primeiro título do vôlei nacional em outubro

Times de Bernardinho e Zé se enfrentam na abertura da Superliga

Superliga distribuirá maior premiação da história em 2026/27

Duda Lisboa aconselha seguidores: 'invistam em saúde mental'

Brasil busca ouro inédito no Mundial sub-17 de vôlei feminino

Técnico brasileiro agarra atletas de vôlei de praia pelo braço na Itália

Rússia retorna à VNL em 2027 com formato ampliado; entenda

Campeão olímpico da praia substituirá Darlan na quadra

São Paulo recebe Mundial de Clubes Feminino de Vôlei 2026

No topo do vôlei de praia, Brasil tem briga interna por Los Angeles 2028

Técnico do ouro olímpico defende pausa de Duda no vôlei: 'Entregou muito'

Seleção Brasileira tem primeiro corte para o Sul-Americano de vôlei


