Emílio Faro elogia torcida e pede paciência com os jovens do Vasco: 'Campo de trabalho muito fértil'
Treinador comandou equipe alternativa no empate sem gols contra o Madureira, pela estreia no Campeonato Carioca

O Vasco estreou no Carioca com empate por 0 a 0 com o Madureira, neste sábado, em São Januário. A equipe entrou em campo com um time alternativo e repleto de jovens, enquanto o elenco principal está em excursão nos Estados Unidos. Técnico na ausência de Maurício Barbieri, Emílio Faro lamentou o tropeço, mas viu pontos positivos na partida.
- Estamos num cenário inicial. Temos um grupo que está tendo oportunidade aqui no Carioca e outro que está se preparando nos Estados Unidos. O Maurício Barbieri treinou esses jogadores, criou uma situação de como iriam jogar e qual seria o plano de jogo. Atuamos nas estratégias e situações de observação das trocas, mas existe todo um cenário de um Vasco só. Apesar de um time estar no Estados Unidos com o grupo se preparando, e outro jogando, o Vasco é um só. Por isso que vamos nos cobrar sempre - disse Emílio Faro, antes de completar:
+ ATUAÇÕES: Dupla de zaga e Matheus Barbosa se destacam em estreia sem gols do Vasco; veja notas
- Hoje, tentamos o resultado e buscamos a vitória. Dentro dessa oportunidade vamos olhar com muita calma, observar os jogadores que vieram da Copinha e ver que eles terão uma oportunidade para amadurecer. Hoje entrou um zagueiro que é de 2005. E você vê que é a juventude do Vasco podendo jogar no profissional. O campo de trabalho está muito fértil e favorável para as coisas que estão vindo à frente.

Faro também aproveitou a coletiva de imprensa para elogiar a torcida vascaína que compareceu a São Januário.
- Quero enaltecer a torcida do Vasco, que é muito exigente, e não é pra menos, que entendeu o processo e não criou uma situação desfavorável em nenhum momento do jogo. Houve um entendimento do que estava ocorrendo no campo e no cenário inicial e da juventude dos atletas. Infelizmente não conseguimos premiá-la com a vitória.
Em um outro ponto da entrevista, Faro comentou sobre o estilo de jogo proposto por Maurício Barbieri e como a torcida pode imaginar o time na temporada 2023.
- Estou no dia a dia e a ideia é ter esse jogo impositivo, que tente sufocar o adversário o tempo todo, tente fazer a bola chegar na área e abafar o adversário. Essas são as características do jogo do Barbieri. A torcida pode esperar isso, sim.

Confira outras respostas de Emílio Faro
Como melhorar para a próxima rodada?
- Vamos ter um domingo de descanso. Temos muitos jogadores vindo da Copinha. Segunda-feira a gente se reapresenta e vamos procurar ajustar as situações para a próxima partida contra o Audax.
Entrada tardia de Marlon Santos
- Chegamos num momento da partida que tinha que ter uma leitura de quem iria sustentar a partida. Tivemos que segurar as substituições para o final para saber quem ia suportar a partida até o fim. Dentro das classificações que fizemos, aí o Marlon Santos entrou.
Nervosismo dos jovens
- É questão de oportunidade. A gente tinha um conjunto grande de jogadores que nunca tiveram oportunidades. Hoje, eles têm o selo de ter jogado profissionalmente. A partir de agora, eles vão se soltar mais. E aí vem a seleção natural. Aqueles que aproveitam a oportunidade e os que não aproveitam. Lyncon jogou no Copinha e atuou aqui, por exemplo. Ele errou o primeiro lance. Qual seria a tendência? Se abater. No lance seguinte, quase marcou o gol. Essa é a diferença de quem é formado em clube grande.
Escalação no clássico com o Botafogo
A gente vai ter a leitura da partida. Há o momento de descansar e de treinar. Não posso afirmar ainda qual será o time. Vamos achar a melhor escalação. A oportunidade que nos foi dada é para esses três jogos. Vamos observar os adversários, Audax e Botafogo. E decidiremos jogo a jogo.

Vasco
SAF do Vasco será leiloada nesta sexta; única proposta na mesa é de Lamacchia
Há 2 horas
Fora de Campo
Neto crava saída de Abel Ferreira do Palmeiras para Vasco
Há 3 horas
Fora de Campo
Neto ironiza relação entre Palmeiras e Vasco: 'Se fosse o Corinthians'
Há 17 horas
Futebol Nacional
Presidente do Cuiabá detona Santos e Vasco: 'Estelionato esportivo'
Há 18 horas
Futebol Nacional
Opinião: ressalvas à parte, os nossos estrangeiros também não são os melhores
Há 21 horas
Vasco
Vasco reformula Sócio Gigante com novas regras para prioridade de ingressos
Há 23 horasMais LANCE!

Como um jogador estrangeiro pode se naturalizar brasileiro? Veja as regras

Torcedores do Vasco protestam por uso do Maracanã e cobram cumprimento de edital

Bruno Guimarães revela desejo de jogar no Vasco no futuro: 'Seria um sonho'

Vasco supera falta de gols e dispara em eficiência no Brasileirão

Com 11 gringos, veja como a nova regra da CBF afeta o Vasco

Convocação de Andrés Gómez aciona gestão de risco das bets

Flamengo ou Vasco? Jornalista da ESPN é sincero sobre melhor futebol

Regra dos 12 jogos no Brasileirão e times B entram na mira de CBF e clubes

Dos clubes à Seleção: os impactos da redução do limite de estrangeiros no Brasileirão

Vasco desiste do Maracanã para enfrentar o Palmeiras pela Copa do Brasil

Vasco engrena com reforços e vive virada de chave no ano

Clubes aprovam redução de estrangeiros no Brasileirão

Copa do Brasil terá aumento de premiação, mas parte do valor terá destino obrigatório



