David Nascimento
26/08/2018
22:24
Rio de Janeiro (RJ)

Depois de três jogos com Valdir Bigode como interino no cargo de treinador, o Vasco acertou neste domingo a contratação de Alberto Valentim como novo técnico. A negociação aconteceu durante esta semana, sendo encabeçada pelo diretor executivo de futebol Alexandre Faria. Valentim assume o posto deixado por Jorginho, demitido no início deste mês após resultados considerados insatisfatórios pela cúpula do Cruz-Maltino.

- Quero anunciar o Alberto Valentim, que deve estar a caminho para se apresentar nesta segunda-feira. O momento do Valdir de assumir vai chegar. Sobre o Valdir, temos obrigação de preservar o ídolo. Não mede esforços, está sempre pronto a colaborar. Tem prestígio com a torcida e diretoria. Existia uma dúvida entre um treinador mais rodado ou um mais jovem. Pesamos o que existia no mercado - confirmou o presidente Alexandre Campello na noite deste domingo antes de completar:

- Acabamos optando por um perfil mais jovem, moderno. Vai de acordo ao que pensamos para o Vasco, desde a base. Os mais experientes não encaixavam com o Vasco. Buscamos informações sobre Alberto Valentim com conhecidos, atletas... Tinha trabalhado no Palmeiras e Botafogo, e as informações foram as melhores possíveis. O contrato é até o fim de 2019, e ele vai trazer sim outros profissionais com ele - finalizou o mandatário, que informou que Alberto Valentim comandará o time já na quarta-feira, diante do Atlético-PR, fora de casa.

Alberto Valentim foi a quarta opção de nome da diretoria do Vasco para assumir o cargo de treinador. A principal opção foi Abel Braga, único nome de consenso entre todos os envolvidos com o futebol cruz-maltino, mas o treinador recusou a oferta por não assumir trabalhos no meio da temporada. Jair Ventura e Vanderlei Luxemburgo também apareceram como preferências das alas jovem e velha do clube, respectivamente, mas não avançaram.

O nome de Alberto Valentim ganhou força e acabou ganhando a concorrência após a decisão de não efetivar Valdir Bigode, que seguirá como auxiliar da comissão permanente do Vasco e sendo um dos ativos para o futuro do clube, que investirá em sua capacitação para que em uma outra oportunidade assuma de vez o cargo de treinador. O fator financeiro influenciou para a sua escolha - ele receberá cerca de R$ 100 mil pelo contrato até o fim de 2019.

No Rio de Janeiro, Alberto Valentim já dirigiu o Botafogo nesta temporada. Seu último clube foi o Pyramids FC, do Egito, onde comandou a equipe por três jogos e acabou sendo demitido por não cumprir uma ordem da diretoria na escalação. No Vasco, acredita-se que o técnico pode extrair muito mais do elenco e tirar o Cruz-Maltino da situação complicada que se encontra no Campeonato Brasileiro, única competição em disputa até o término da temporada.

placeholder