menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Valcke sugere consulta popular e apoio de políticos antes de candidaturas às Copas

Dia 01/03/2016
03:30

  • Matéria
  • Mais Notícias

Em mesa redonda realizada na tarde desta quarta-feira, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que o sistema político brasileiro poderia causar uma mudança sensível na escolha das sedes do Mundial.

Após dificuldades na aprovação da Lei Geral da Copa, além de entraves gerados pelo diálogo entre as diferentes esferas de poder no Brasil, Valcke levantou a hipótese de que Fifa passe a exigir que o país só torne candidato após aceitação popular ou aprovação anterior das esferas políticas constituídas.

- Isso significaria que há um apoio nacional, não apenas o de uma associação membro da Fifa. Esta é uma lição que retiraria do caso do Brasil - disse.

Pela ideia do dirigente, que só poderia ser posta em prática a partir da escolha da sede da Copa de 2026, a maior representação democrática da nação, segundo suas próprias leis, deveria dar sua chancela para a realização do Mundial.

- Isso nao evitaria o debate, mas haveria um apoio da maioria dos partidos politicos que representam o povo - disse, ao comparar como seria se o expediente tivesse sido adotado no Brasil.

O francês ressaltou que houve problemas na África do Sul e na Alemanha, mas deu a entender que a transposição de barreiras no Brasil foi mais complicado do que nas edições anteriores do evento.

Recentemente, um referendo popular na Suiça decidiu contra a candidatura aos Jogos Olimpícos de Inverno de 2022.

Jérôme Valcke: Copa de 2014 será um sucesso

  • Matéria
  • Mais Notícias