Treinador, coordenador técnico, diretor… Lembre o que Zico fez após pendurar as chuteiras!
- Matéria
- Mais Notícias
O desejo de Zico em se tornar um dos candidatos à presidência da Fifa não é sua primeira atitude ligada ao futebol após ter pendurado suas chuteiras. Desde o trabalho como coordenador técnico da Seleção Brasileira até o comando de um clube da Índia.
Confira abaixo a trajetória do Galinho em outras funções do futebol mundial!
1998 - COORDENADOR TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA
A poucos meses da Seleção Brasileira partir para a França rumo à Copa de 1998, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anuncia o Galinho como coordenador técnico dos comandados de Zagallo. Além da decepção do Brasil na final contra a França, Romário "acusa" Zico de ser o responsável por seu corte às vésperas do Mundial.
2002 a 2006 - TÉCNICO DO JAPÃO
Em 2002, Zico assume o comando da seleção do Japão para um projeto de longo prazo. Após vencer a Copa da Ásia de 2004, Zico reencontra a Seleção Brasileira duas vezes. Na Copa das Confederações, os nipônicos vendem caro um empate em 2 a 2. Mas na Copa de 2006, não houve jeito: mesmo poupando seus titulares, a equipe comandada por Carlos Alberto Parreira goleou por 4 a 1.
2006 a 2008 - TÉCNICO DO FENERBAHÇE (TUR)
Ao fim da Copa de 2006, Zico aceita o convite para treinar o Fenerbahçe, no qual estavam brasileiros como Alex, Deivid e Fábio Luciano e, mais tarde, Roberto Carlos. Sob seu comando, a equipe vence o Campeonato Turco e a Supercopa da Turquia de 2007, e vai às quartas de finais da Liga dos Campeões na edição de 2007/08.
2008 - TÉCNICO DO BUNYODKOR (UZB)
Ainda em 2008, Zico assume o Bunyodkor. E, em apenas quatro meses, além de alavancar a imagem do futebol do Uzbequistão, vence com a equipe o Campeonato Uzbeque e a Copa do Uzbequistão.
2009 - TÉCNICO DO CSKA MOSCOU
Em janeiro de 2009, assume o CSKA Moscou. Após vencer a Copa da Rússia e a Supercopa da Rússia e levar a equipe às quartasde final da Liga dos Campeões, é demitido em setembro.
2009 - TÉCNICO DO OLYMPIAKOS (GRE)
Dias após seu adeus do CSKA Moscou, acerta com o Olympiakos. Após quatro meses e falta de títulos, seu desligamento do clube grego é anunciado.
2010 - DIRETOR EXECUTIVO DE FUTEBOL DO FLAMENGO
Em maio de 2010, a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, anuncia o nome de Zico para o cargo de diretor executivo no Flamengo. Porém, em meio a turbulências no clube, o ex-jogador pede demissão cinco meses depois, afirmando que houve pressões internas por sua saída.
2011 a 2012 - TÉCNICO DO IRAQUE
Em agosto de 2011, Zico aceita a proposta para ser treinador do Iraque, com contrato inicial previsto para buscar a classificação da seleção à Copa de 2014. No entanto, no ano de 2012, ele anuncia sua saída, afirmando que houve descumprimento contratual por parte da Federação Iraquiana de Futebol.
2013 - TÉCNICO DO AL-GHARAFA (QAT)
Em 2013, Zico volta ao futebol asiático, ao assinar com o Al-Gharafa. Só que uma sequência de três derrotas consecutivas culminou em sua demissão do clube qatariano.
2014 - TÉCNICO DO GOÁ (IND)
No ano seguinte, o Galinho aceita o desafio de treinar um clube da Índia: o FC Goa. Pelo clube, já passou André Santos e, recentemente, foi contratado o atacante Reinaldo, ex-Flamengo e Botafogo.
- Matéria
- Mais Notícias