menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Taiti x Nigéria: amadorismo contra ‘profissionalismo’

Dia 01/03/2016
03:38

  • Matéria
  • Mais Notícias

O duelo desta segunda-feira no Mineirão entre Taiti e Nigéria, pela Copa das Confederações, reunirá duas seleções em situações bastante peculiares. De um lado os taitianos com uma equipe praticamente amadora, e do outro os nigerianos vivendo um ambiente conturbado por conta de um protesto dos jogadores contra a diminuição nos prêmios pela vitória sobre o Quênia nas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014.

A situação dos campeões da Oceania, que praticamente jogam por amor ao futebol, contrasta com a exigência dos nigerianos. Um protesto por premiação em dinheiro pode parecer inconcebível para jogadores que têm em outras profissões o seu ganha pão.

Mesmo assim, a Nigéria, campeã africana no ano passado, chegará ao Mineirão como favorita. Embora não conte com nomes de peso como o atacante Emenike e o meia Onazi, ambos lesionados, o técnico Stephen Keshi aposta em um grupo jovem comandado pelo experiente Obi Mikel, que é jogador do Chelsea. A seleção nigeriana atua com três atacantes: Oduamadi e Musa pelas pontas, e Ideye centralizado.

Com apenas um jogador profissional no elenco, o meia Vahirua (do Panthrakikos, da Grécia), o Taiti terá como missão tentar segurar os nigerianos. Tanto é assim que o técnico Eddy Etaeta armará sua equipe em um 5-4-1. O único atacante é Alvin Tehau, um dos quatro integrantes da família Tehau que defendem a seleção taitiana. 

Um total de 17.210 ingressos tinham sido vendidos para este jogo, segundo parciais da Fifa da última sexta-feira. Será a partida com o menor público da Copa das Confederações. O pontapé inicial está marcado para as 16h (de Brasília).

FICHA TÉCNICA:

TAITI x NIGÉRIA

Copa das Confederações

Data/hora: 17/6/13, às 16h (de Brasília)
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Joel Aguilar (ELS)
Auxiliares: William Torres (ELS) e Juan Zumba (ELS)

Taiti: Samin, Lemaire, Wageman, Caroine, Vallar e Simon; L. Tehau, J. Tehau, Vahirua e Hue; A. Tehau. Técnico: Eddy Etaeta.

Nigéria: Enyeama, Ambrose, Omeruo, Oboabona e Echiejili; Ogu, Obi Mikel e Mba; Musa, Oduamadi e Ideya. Técnico: Stephen Keshi. 



  • Matéria
  • Mais Notícias