Seleção Brasileira bate a França e dá fim a jejum contra campeões mundiais
Depois de incômodos 48 jogos de distância, a Seleção Brasileira, enfim, voltou a vencer uma equipe campeã do mundo. A vítima não poderia ter sido melhor: a França, adversário que o Brasil não derrotava há 21 anos. O triunfo por 3 a 0, neste domingo, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, teve Oscar, Hernanes e Lucas como autores dos gols.
Apesar do placar, não foi uma atuação de gala do Brasil. Mas se livrar de um incômodo tabu no último amistoso antes da estreia na Copa das Confederações, sábado, contra o Japão, tira um peso e dá mais confiança para enfrentar adversários do mesmo quilate que os franceses daqui para frente.
O primeiro gol brasileiro para dar fim ao jejum que começou em 2009, depois da vitória sobre a Inglaterra, poderia ter vindo logo nos movimentos iniciais da partida. Após uma trapalhada de Lloris, que tentou sair jogando de forma estabanada. Mas Neymar demorou a chutar e preferiu mergulhar diante do carrinho do goleiro francês.
A Seleção fez muito pouco para conseguir outra chance clara de gol durante o primeiro tempo. A lentidão na saída de bola, além de não dar trabalho à retaguarda francesa, deu ao Brasil uma falsa impressão de domínio de jogo, já que acabou tendo mais posse de bola.
Os Bleus foram mais objetivos. Tocando a bola com rapidez, encontraram buracos na defesa brasileira. Se não fossem tão afobados, teriam acertado o tal do "último passe", levando perigo a Julio Cesar - que só fez raras defesas triviais na etapa inicial.
Na reta final do primeiro tempo, o Brasil apertou o passou, especialmente quando acionou o lado direito de ataque com Hulk. Se não é dono de técnica primorosa, o jogador mais contestado da Seleção compensou com disposição. Mas, sozinho, Hulk não conseguiu ser o vingador brasileiro nos 45 minutos iniciais.
No papel, a Seleção não mudou para o segundo tempo. Mas a temperatura do time foi outra. Chegando mais firme na saída de bola francesa, o Brasil conseguiu pressionar. Foi justamente depois de uma roubada de bola - com os Bleus pedindo falta de Luiz Gustavo -, que Fred deixou Oscar na boa para fazer 1 a 0. "Eu sou daqui", gritou na comemoração o meia (paulista de Americana, mas que se destacou no Internacional).
O temor de deixar a vitória escorrer entre os dedos fez Felipão optar por sacar Oscar e Hulk logo aos 20 minutos, colocando Fernando e Lucas. Mesmo tendo implorado por Fernando durante o jogo, a galera vaiou: não entendeu a saída de Oscar e a mudança de esquema tático: Brasil com três volantes.
Mas, um pouco depois, um dos três volantes em campo passou a ser Hernanes. Ele, que foi o vilão na última vez que o Brasil tinha enfrentado a França, em 2011 - sendo expulso na derrota por 1 a 0 em Paris -, ampliou o placar para 2 a 0.
Os franceses, parecendo estar mais preocupados com os croissants que iriam comer após o jogo, se acomodaram. Ainda deu tempo de Lucas, de pênalti, fazer o terceiro do Brasil. Os tabus viraram fumaça. Ainda não deu para ficar tão empolgado assim, mas há uma luz no fim do túnel para a Seleção Brasileira.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 3 X 0 FRANÇA
Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data e hora: 09/06/2013, às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Victor Hugo Carrillo Casanova (PER)
Auxiliares: Jonny Moncada (PER) e Cesar Escano (PER)
Renda e público: R$ 6.833.515,00/ 51.643 pagantes
Cartão Amarelo: David Luiz (BRA)
Gols: Oscar, 8'/2ºT (1-0); Hernanes, 38'/2ºT (2-0); Lucas, 47'/2ºT (3-0)
BRASIL: Julio Cesar, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo (Hernanes, 35'/2ºT), Paulinho (Dante, 40'/2ºT) e Oscar (Fernando, 19'/2ºT); Neymar (Bernard, 42'/2ºT), Hulk (Lucas, 19'/2ºT) e Fred (Jô, 25'/2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
FRANÇA: Lloris, Debuchy, Rami, Sakho e Mathieu; Matuidi (Grenier, 24'/2ºT), Cabaye (Gomis, 36'/2ºT), Payet, Valbuena (Lacazette, 24'/2ºT) e Guilavogui; Benzema (Giroud, 24'/2ºT). Técnico: Didier Deschamps

Futebol Nacional
Relembre casos de jogadores acusados de relação com o tráfico de drogas
Há 3 dias
Futebol Nacional
Comissão da FFU pede mudanças a investidor, que refuta recompra individual de direitos
Há 1 semana
Futebol Nacional
Clube notifica FFU por conflito de interesses de administrador, sócio de Ronaldo
Há 2 semanas
Futebol Nacional
Justiça de Brasília exige que Sinafut comprove legitimidade em ação contra FFU
Há 2 semanas
Todos Esportes
Brasileiro renova com clube árabe, ganha cidadania e mira seleção do país
Há 2 semanas
Fluminense
Escalação do Fluminense: Marcão aprova teste contra o Palmeiras
Há 2 semanasMais LANCE!

Copa do Brasil: Vitória conhece adversário e chaveamento

Chelsea x Milan: onde assistir, horário e prováveis escalações

GDA Luma, que comprará SAF do Botafogo, sofre ação por fraude nos EUA

Palmeiras perde quando pode, avança na Copa do Brasil e vê Flaco ainda mais protagonista

Diego Fernandes rebate conselheiro do São Paulo em rede social

Presidente da Fifa Master Alumni vê Infantino ainda favorito: 'Há muito ruído'

Santos x Remo: onde assistir, horário e escalações pela Copa do Brasil

Paulinho retorna aos treinos, e Palmeiras inicia preparação para a Copa do Brasil

Lula diz que só usa camisa do Corinthians e do Vasco: 'Flamengo, não'

AO VIVO: assista à apresentação de Zé Lucas no Cruzeiro

O impacto da ausência de Matheus Pereira no time titular do Cruzeiro

Klopp é apresentado pela Alemanha: 'Critiquem-me se algo não funcionar'

Análise: Cogitado por Trump na ONU, Infantino tem reeleição na Fifa em mãos
