menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Reclusão? Itália libera jogadores para passear e família na concentração

Dia 01/03/2016
04:23

  • Matéria
  • Mais Notícias

Esqueça o isolamento dos jogadores do Brasil em grandes competições, como a Copa das Confederações. Desde as Eliminatórias Europeias, a Federação Italiana de Futebol decidiu abrir as portas da concentração para os familiares dos jogadores viajarem junto com a delegação ao Rio. Não ficam no mesmo quarto, mas hospedam-se no mesmo hotel. Trouxeram a família da Itália o goleiro Buffon, os meias Marchisio, Montolivo, Diamante e Aquilani, e o atacante Gilardino, além do técnico Cesare Prandelli, que veio acompanhado da noiva e do enteado.

A proximidade da família não basta. Para driblar o cansaço da desgasntante temporada 2012/13, a FIGC mudou a programação que previa treinos de manhã e à tarde. Desde a segunda-feira, os jogadores têm a manhã livre e atividade à tarde, sempre depois das 16h, com a temperatura está mais amena.

Ontem, por exemplo, a delegação visitou o Cristo Redentor, cartão postal do Rio. Nos dias anteriores, os jogadores passearam pela orla da Barra da Tijuca, onde está hospedada. Balotelli e El Shaarawy, de 22 e 20 anos, respectivamente, e amigos inseparáveis no Brasil, ainda jogaram futevôlei.

–  A presença da família tem um papel muito importante em viagens longas assim. E tem dado sorte também. Na Eurocopa (de 2012, na Polônia e na Ucrânia), jantávamos todos juntos e deu sorte – agradece o meia Marchisio, que viajou com a mulher e os dois filhos, lembrando do vice-campeonato.

Repeteco na Copa 2014

Se a experiência de liberar a presença e o contato de familiares com os jogadores na concentração der certo, a FIGC pretende manter o esquema na Copa 2014. Os primeiros testes foram feitos na Eurocopa-2012 e “deu sorte”, como disse o meia Marchisio, da Juventus (ITA) – a Itália chegou à final, embora tenha perdido para a Espanha por 4 a 0, na Ucrânia.

A federação decidiu repetir nesta Copa das Confederações porque entende que não há pressão como no Mundial. E quer evitar mais desgaste dos atletas.

Problemas e soluções

Cansaço
Por causa do desgaste dos jogadores, a federação italiana mudou a programação e cancelou os treinos da manhã.

Passeio
Nos primeiros dias, os jogadores passearam pela praia. Ontem, parte da delegação visitou o Cristo Redentor.

Sobrecarga
O primeiro a ser poupado do treino da tarde foi El Shaarawy. Com dores musculares, não treinou ontem.

Longe do mercado
Como no Brasil, a janela de contratações gera especulações. Os atletas são orientados a não falar sobre propostas.

  • Matéria
  • Mais Notícias