Logo do Lance! branca com exclamação amarela

Natália recebe punição de 60 dias por doping, mas só falta cumprir 27

Em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do vôlei nesta terça-feira, a ponteira Natália foi suspensa por 60 dias por conta de doping. Mas, como a jogadora já cumpriu 30 dias de suspensão preventiva, mais o período entre o recurso da promotoria e a realização do novo julgamento, ela só precisará ficar ausente quadras por mais 27 dias contados a partir desta quarta-feira.

- Eu esperava ser absolvida pois não fiz nada de errado. Estou com a consciência tranquila pois trata-se de um remédio que eu sempre tomei porque tenho asma. Vou cumprir o período que falta. O bom é que agora posso me programar, voltar a treinar. O desgaste mental foi muito grande com toda essa história. Mas, em momento algum, eu temi por uma punição maior - afirmou Natália, que foi defendida pelo advogado Guilherme Rezende, irmão do técnico Bernardinho.

continua após a publicidade

A ponteira foi julgada a primeira vez no dia 9 de julho por ter testado positivo no dia 16 de março para a concentração acima do permitido da substância 16-OH prednisolona, presente em medicamentos para combate a asma. O STJD, porém, apontou que o laudo do Ladetec mostrava que a concentração da substância estava dentro do exigido (30ng/ml) e que o laboratório teria falhado em sua avaliação. A jogadora, que não pediu a abertura da contraprova, foi absolvida e recebeu pedido de desculpas do STJD. Ela já tinha cumprido suspensão preventiva de 30 dias.

Entretanto, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) confirmou que não houve imprecisão na análise do Ladetec. A entidade disse ainda que o laudo registrou concentração acima de 100 ng/ml para a 16-OH prednisolona. Por conta disso, a promotoria do STJD recorreu e um novo julgamento foi marcado.

continua após a publicidade

Nesta terça, o relator do processo, Wagner Nascimento, votou a favor de uma pena de 120 dias, com a diminuição do tempo já cumprido. Um dos integrantes do STJD acompanhou o voto do relator, enquanto outros três optaram pela pena de 60 dias, com a redução dos 30 dias. O presidente do órgão, Aloysio Costa, então, deu a sentença de 60 dias.

Sugerida para você!

Mais LANCE!