Mundial é último teste das novas regras do judô
Implantadas pela Federação Internacional de Judô (FIJ) desde o início do ano, as novas regras da modalidade passarão pelo último teste no Mundial do Rio de Janeiro. Após a competição, que começa nesta segunda-feira, no ginásio do Maracanãzinho, a entidade vai se reunir e decidir se elas continuarão valendo ou se alterações serão efetuadas.
– Teremos uma reunião em outubro para elaboramos nossa conclusão final sobre o tema – afirmou o diretor de arbitragem da FIJ, o espanhol Juan Carlos Barcos.
Na Olimpíada de Londres-2012, a entidade já havia proibido o ataque as pernas do judoca. Mas como ainda havia uma tolerância dos árbitros, desde o início do ano o atleta passou a ser desclassificado só de encostar nas pernas do adversário.
Outra mudança no combate foi o fato de o judoca não poder mais arrancar a mão do oponente do quimono com as duas mãos. Agora, só é permitido fazer isso com uma.
Atualmente, a luta tem apenas um árbitro no tatame, em vez de três. Mas ele é ajudado por outros fora da área de combate. Estes têm acesso ao vídeo e podem mandar o juiz da luta voltar atrás numa decisão.
Com apenas um árbitro, a definição do vencedor nas bandeiras foi extinta. Se o duelo termina empatado, ele segue para o golden score, que agora não tem mais limite de tempo. Vence quem pontuar primeiro ou provocar uma punição ao rival.
As punições não são mais convertidas em pontos para o outro judoca. Elas só funcionam a título de desempate. E, com quatro punições, o atleta é desclassificado do combate.
Por fim, assim como acontece no boxe ou no UFC, a pesagem passou para o dia anterior e não mais no dia da luta. Essa mudança gerou reclamações, principalmente do Brasil.
COM A PALAVRA:
Flávio Canto
Ex-judoca e hoje responsável pelo treino de solo dos judocas do Brasil
A regra mais difícil para as pessoas entenderem, e que faz muita diferença, é a da pegada no quimono. Isso diminuiu a troca de pegadas. Quem chega primeiro no quimono do adversário acaba levando vantagem.
Apoio totalmente o uso do vídeo pela arbitragem. Isso evita erros grosseiros como vemos no futebol.
A mudança nas punições também foi boa. Se eu sou punido, não dou mais ponto para o oponente. Isso é positivo. Se você recebeu três punições, mas está com um yuko, você vence a luta. Antigamente, o meu adversário que ganharia. A regra favorece as pontuações.
Quando acabaram com as bandeiras e tiraram o tempo do golden score, muita gente achou que isso provocaria lutas intermináveis. Mas isso não acontece na prática. O que tem ocorrido é que poucos combates vão para o golden score pois a punição serve de desempate. Lutas equilibradas têm sido decididas pelas punições. E quando o combate vai para o golden score, logo termina com uma pontuação ou então com uma punição.
As regras que não aprovo são a do fim do ataque as pernas e a da pesagem. Essa técnica de ataque sempre aconteceu no judô. Em Londres ainda teve uma tolerância, mas agora encostou nas pernas, o judoca está desclassificado.
Quanto à pesagem, os judocas lutam muito mais num ano do que um boxeador ou lutador do UFC. Então, ele é submetido mais vezes ao processo de perda de peso. Fazer a pesagem um dia antes da luta é um retrocesso para o judô.

Corinthians
Memphis Depay revela incômodo após derrota do Corinthians
Há 17 horas
Todos Esportes
Vídeo: Gabigol se desculpa com torcida do Santos após declarações sobre Flamengo e Cruzeiro
Há 3 dias
Futebol Nacional
Relembre casos de jogadores acusados de relação com o tráfico de drogas
Há 6 dias
Futebol Nacional
Comissão da FFU pede mudanças a investidor, que refuta recompra individual de direitos
Há 1 semana
Futebol Nacional
Clube notifica FFU por conflito de interesses de administrador, sócio de Ronaldo
Há 2 semanas
Futebol Nacional
Justiça de Brasília exige que Sinafut comprove legitimidade em ação contra FFU
Há 2 semanasMais LANCE!

Brasileiro renova com clube árabe, ganha cidadania e mira seleção do país

Escalação do Fluminense: Marcão aprova teste contra o Palmeiras

Copa do Brasil: Vitória conhece adversário e chaveamento

Chelsea x Milan: onde assistir, horário e prováveis escalações

GDA Luma, que comprará SAF do Botafogo, sofre ação por fraude nos EUA

Palmeiras perde quando pode, avança na Copa do Brasil e vê Flaco ainda mais protagonista

Diego Fernandes rebate conselheiro do São Paulo em rede social

Presidente da Fifa Master Alumni vê Infantino ainda favorito: 'Há muito ruído'

Santos x Remo: onde assistir, horário e escalações pela Copa do Brasil

Paulinho retorna aos treinos, e Palmeiras inicia preparação para a Copa do Brasil

Lula diz que só usa camisa do Corinthians e do Vasco: 'Flamengo, não'

AO VIVO: assista à apresentação de Zé Lucas no Cruzeiro

O impacto da ausência de Matheus Pereira no time titular do Cruzeiro
