MLB pode ver em breve estreia de segundo brasileiro na liga

- Matéria
- Mais Notícias
Em 2012, Yan Gomes quebrou um tabu histórico do beisebol brasileiro, ao ser o primeiro do país a ingressar na Major League Baseball (MLB), que reúne os melhores jogadores do planeta nos Estados Unidos. Com as portas abertas pelo catcher, o Brasil poderá emplacar neste ano mais um atleta na liga: Andre Rienzo.
O paulista, vinculado ao Chicago White Sox, prevê que fará seu primeiro jogo na liga no meio do campeonato, entre junho e julho. Enquanto isso não ocorre, ele jogará no Charlotte Knights no Triple-A, torneio considerado como o último passo para chegar na MLB.
– Tenho chance de jogar neste ano, mas não me deram ainda uma data certa. Isso vai depender muito de mim, se eu continuar trabalhando e surgir uma oportunidade – disse Rienzo ao LANCE!Net.
No beisebol americano, é comum jogadores do segundo escalão subirem e descerem entre a MLB e as ligas menores, como a Triple-A. O que faz de Rienzo uma aposta para que ele estreie neste ano na “primeira divisão” é o fato de ele fazer parte do elenco estendido do White Sox na MLB.
Na liga, as franquias contam com “duas equipes”. A principal (elenco ativo), com 25 jogadores, é a que vai para os jogos, entre titulares e reservas. A secundária (elenco estendido) conta com 40 atletas, e reúne os 25 principais com outros 15 que ficam em uma lista de espera e que a qualquer momento podem ser chamados para um jogo. Uma lógica semelhante existe no futebol, em que um time pode ter um jogador inscrito em um campeonato, mas não necessariamente o escala para uma partida.
– Por ele fazer parte deste elenco de 40 nomes, ele irá jogar neste ano com certeza na MLB – sentenciou Alexandre Nita, secretário-geral da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS).
A temporada regular da MLB, que terminará no fim de setembro, começará neste domingo com o duelo entre Houston Astros e Texas Rangers, às 21h (de Brasília). Até lá, cada time realizará 162 jogos. A expectativa é que, durante este período, Gomes volte a jogar na liga e Rienzo atue pela primeira vez na elite do beisebol.
WBC fez Rienzo perder espaço no White Sox
Durante a pré-temporada da MLB, Andre Rienzo tomou uma decisão arriscada. Ele deixou as atividades no Chicago White Sox para defender no começo deste mês o Brasil no World Baseball Classic (WBC), considerado o Campeonato Mundial da modalidade.
A Seleção Brasileira jogou o torneio pela primeira vez na história, e perdeu os três jogos realizados, contra Cuba, Japão e China. No retorno ao White Sox, Rienzo ouviu dos dirigentes que a ida dele ao torneio foi determinante para que ele fosse escalado no Triple-A.
– Me disseram que eu perdi tempo de jogo com o time da Major (MLB) quando eu estava no Japão com a Seleção, pois era o período que eles tinham para me ver atuando – falou Rienzo, que, mesmo assim, ainda fez um jogo como titular pelo White Sox na pré-temporada.
Decisão contrária tomou Yan Gomes. O primeiro brasileiro a atuar na MLB no ano passado abriu mão de sua convocação para o WBC para fazer a pré-temporada com seu novo time, o Cleveland Indians. No ano passado, ele fez 48 jogos pelo Toronto Blue Jays, onde conseguiu anotar nove pontos.
Mesmo assim, ele também iniciará 2013 no Triple-A, e defenderá o Columbus Clippers.
- Matéria
- Mais Notícias