menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Membros ligados ao COI e à Rio-2016 terão direito a 20% dos ingressos, diz blog

Dia 01/03/2016
03:44

  • Matéria
  • Mais Notícias

Ao que tudo indica, nem todos os ingressos da Olimpíada anunciados como vendidos pararam nas mãos dos torcedores. Segundo informação do blog do jornalista Rodrigo Mattos, no UOL, o Comitê Organizador da Rio-2016 e o COI destinaram 20% da carga a seus parceiros, dirigentes e patrocinadores.  

Segundo a publicação, cerca de 1,5 milhão dos 7,5 milhões de ingressos foram destinados a "parceiros internacionais". Esta cota de 20% de ingressos está destinada a pessoas ligadas aos Jogos Olímpicos, patrocinadores, parceiros locais, comitês olímpicos nacionais, mídia e pacotes de hospitalidade. Já os torcedores adquiriram em torno de 2,3 milhões, venda inferior ao esperado.

A medida já trouxe controvérsias nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Uma parte das entradas não chegou a ser usada, o que causou buracos em arquibancadas mesmo em eventos que, oficialmente, estavam com ingressos esgotado. O COI teve de recorrer a soldados para preencher os espaços.

Além disto, houve escândalo de revenda no mercado negro de ingressos. Na Rio-2016, o movimento olímpico tem pleno poder sobre a distribuição de ingressos, mas o comitê internacional pode escolher lugares nos eventos considerados mais relevantes.

O manual técnico de ingressos de Londres-2012 destinou exatamente a fatia de 20% dos bilhetes para esses parceiros. Eram 9% para comitês olímpicos, 3,3% para patrocinadores, 2,9% para a família olímpica, etc. Uma parte dessas entradas foi adquirida e nunca usada, o que gerou um buraco em arquibancadas em eventos com ingressos esgotados.


  • Matéria
  • Mais Notícias