Matemático crava Colômbia no Brasil e Chile com a mão na vaga
- Matéria
- Mais Notícias
A última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas teve a Colômbia batendo na trave ao ser derrotada pelo Uruguai por 2 a 0, depois de um primeiro tempo em cima do adversário. A seleção cafeteira, no entanto, segue com ótimas chances de chegar ao Mundial, segundo o matemático Tristão de Souza, que também aponta o Chile como um dos prováveis classificados.
Em situação delicada ficou a Venezuela. Mesmo batendo o Peru por 3 a 2, a Vinho Tinto tem apenas uma partida para tentar um milagre já que folga na última rodada: a seleção precisa tirar três pontos e um saldo de seis gols para o Uruguai.
E MAIS
HOME: Veja as últimas do futebol internacional
Por pouco! Seis seleções têm suas vagas da Copa quase garantidas
A Argentina foi a primeira seleção classificada para a Copa do Mundo nas Eliminatórias Sul-Americanas com a vitória sobre o Paraguai por 5 a 2, na última terça-feira. Os rivais dos hermanos, em contrapartida, se despediram matematicamente do torneio mais importante do futebol com a derrota.
Confira abaixo as chances matemáticas de cada país, de acordo com o "Infobola", site sustentado por Tristão Garcia.
Chances de classificação direta
Colômbia 99%
Chile 91%
Equador 72%
Uruguai 38%
Chances de ir para a repescagem
Uruguai 59%
Equador 28%
Chile 9%
Venezuela 3%
Colômbia 1%
COM A PALAVRA: Tristão Garcia - Matemático do site Infobola.com
A Argentina vem ao Brasil, com Messi & Cia.; a Colômbia eu afirmo que já está no Brasil também; e o Chile está muito perto mesmo de vir. A questão agora é saber quem conseguirá a última vaga direta: Equador ou Uruguai. O jogo-chave é o próximo, com o duelo Equador x Uruguai em Quito. E o Equador tem o empate a seu favor, já que não tem como o Uruguai tirar a o saldo de gols contra a Argentina na última rodada.
Olhando os números, a Colômbia tem 99% de chances de se classificar pela vaga direta. Se escapar de não pegar a vaga direta, o 1% restante vai pegar a repescagem. Então, pode escrever que a Colômbia já está na Copa. É só a conta matemática que não fechou ainda, mas ela vem ao Brasil. Não tenho dúvida nenhuma.
O Chile também está muito perto da vaga, porque tem 91% de chance de se classificar. Se perder a vaga, deve disputar a repescagem. Como a repescagem é metade da vaga para a Copa, basta pegar os 91% e somar com metade da chance de ir à repescagem, que é de 9%. Então, o Chile tem 95,5% de chance de disputar a Copa.
O Equador tem 72% de chance de ir pela vaga direta e 28% de ir para a repescagem. O país até tem vantagem sobre o Uruguai, porque enfrentará o rival em casa. O Uruguai possui 38% de chance de conquistar a vaga direta, mas tem 59% de disputar a repescagem, contra a Jordânia. Então, dificilmente, não vem ao Brasil.
Já a Venezuela não deve vir ao Brasil, porque ela tem apenas 3% de chance de ir para a repescagem. E se for, ainda tem de enfrentar a Jordânia.
- Matéria
- Mais Notícias















