Interesse do público brasileiro em MMA praticamente dobra no país

Uma pesquisada encomendada pelo canal Combate e realizada pela Quantas mostra a força do MMA dentro do mercado brasileiro. Se no passado o esporte tinha poucos adeptos e um alcance pequeno dentro do país, o cenário atual é completamente diferente e comprova o crescimento do interesse público na modalidade.
Realizada entre abril e maio deste ano com aproximadamente quatro mil lares adeptos de TV por assinatura no Rio de Janeiro e em São Paulo, a pesquisa mostra que de 2005 para 2014 o interesse do público em lutas praticamente dobrou. Enquanto em 2005 apenas 13% dos assinantes tinha algum interesse por esportes de combate, hoje esse percentual já é de 25%. Vale lembrar que atualmente o número de lares com TV por assinatura é maior. Mas, se aplicarmos os percentuais sobre a base absoluta, nove anos depois, o número que já foi de quase 543 mil domicílios interessados no esporte, hoje já é maior do que 4 milhões e 644 mil.
Um desenho claro do crescimento do interesse dos fãs no MMA é a evolução do canal Combate, principal destino do telespectador especializado. A marca registrou, neste mesmo período (entre 2005 e 2014), um crescimento de 2965% em números de assinantes - 694% só nos últimos cinco anos.
Outro dado levantado é quanto a preferência do consumidor de MMA. Cerca de 98% dos entrevistados prefere assistir a eventos e se informar sobre o esporte pela TV. O perfil do público de lutas é definido como jovem e qualificado, com 53% dos assinantes do Combate ocupando a margem entre 18 e 34 anos, e 77% das pessoas sendo parte das classes A e B.
Vale citar que algo que alavanca esse crescimento é o sucesso dos lutadores brasileiros especialmente no UFC, maior organização de MMA do mundo.
Confira outros dados da pesquisa
> Em 2013 a TV por assinatura cresceu 11%, enquanto o Combate cresceu 35%. Em 2014 ( até maio) a TV por assinatura cresceu 4%; o Combate, 14%.
> Quanto aos canais mais lembrados quando a pergunta é transmissão de eventos de lutas, o Combate tem a maioria das lembranças espontâneas, 57%, seguido do SporTV 54% e TVG com 48%.
Os principais atributos que fazem os interessados assistirem às lutas são:
> Ter as principais lutas, lutadores e atletas brasileiros, além de equipe técnica que narra e comenta
> Poder ver ou rever os eventos na hora que quiser, ter mais chances para assistir
> Todos os eventos ao vivo e na íntegra
Cenário do MMA no Brasil
> 2005
- Mercado de nicho
- Produto estigmatizado
- Cobertura reduzida da mídia
- Veículos e anunciantes especializados
- Poucos negócios ligados a MMA
- Atletas desconhecidos
> 2014
- Mercado em popularização (Transmissão da modalidade pela TV aberta ajudando a massificar o esporte)
- Produto desejado
- Editorial relevante para os veículos (Investimento cada vez maior na produção relacionada a lutas, que atualmente é uma das que mais rende resultados)
- Grandes marcas multinacionais (Inclusive usando os atletas como garotos-propaganda)
- Produtos de sucesso ligados ao esporte (Videogames, marcas, assessórios)
- Aumento significativa da oferta de negócios (Novos players em todos os segmentos)
- Astros da publicidade
- Prática do MMA se popularizou: sistemas de treinamento e exercícios utilizados pelos lutadores são replicados para não praticantes de artes marciais (Público fitness)

Fluminense
Escalação do Fluminense: Marcão aprova teste contra o Palmeiras
Há 6 horas
Todos Esportes
Copa do Brasil: Vitória conhece adversário e chaveamento
Há 6 dias
Onde Assistir
Chelsea x Milan: onde assistir, horário e prováveis escalações
Há 1 semana
Botafogo
GDA Luma, que comprará SAF do Botafogo, sofre ação por fraude nos EUA
Há 1 semana
Palmeiras
Palmeiras perde quando pode, avança na Copa do Brasil e vê Flaco ainda mais protagonista
Há 1 semana
São Paulo
Diego Fernandes rebate conselheiro do São Paulo em rede social
Há 1 semanaMais LANCE!

Presidente da Fifa Master Alumni vê Infantino ainda favorito: 'Há muito ruído'

Santos x Remo: onde assistir, horário e escalações pela Copa do Brasil

Paulinho retorna aos treinos, e Palmeiras inicia preparação para a Copa do Brasil

Lula diz que só usa camisa do Corinthians e do Vasco: 'Flamengo, não'

AO VIVO: assista à apresentação de Zé Lucas no Cruzeiro

O impacto da ausência de Matheus Pereira no time titular do Cruzeiro

Klopp é apresentado pela Alemanha: 'Critiquem-me se algo não funcionar'

Análise: Cogitado por Trump na ONU, Infantino tem reeleição na Fifa em mãos

Leitores do Lance! escolhem Espanha x Inglaterra como final ideal da Copa

'O futebol não venceu': treinador da Suíça lamenta eliminação e ataca arbitragem

França x Marrocos: treinador confirma desfalque

Leitores do Lance! apontam Ancelotti como maior vilão do Brasil na Copa do Mundo

Além de influenciadora e empresária, viagem de irmã de Xaud foi faturada por CBF
