menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Fabiana Beltrame luta pelo bicampeonato mundial no remo

Dia 01/03/2016
03:33

  • Matéria
  • Mais Notícias

Recuperada de lesão nas costas, a remadora Fabiana Beltrame começa neste sábado a luta pelo bicampeonato na categoria single skiff peso-leve feminino no Campeonato Mundial de Remo, em Chungju, na Coreia do Sul. As eliminatórias estão marcadas para as 22h35 (de Brasília). A final será na próxima sexta-feira, dia 1.

A brasileira conquistou seu título mundial em 2011, em Bled, na Eslovênia. Agora, após bons resultados em etapas da Copa do Mundo – ouro em Lucerna (SUI) e bronze em Eton (ING) –, ela acredita que pode voltar a levar a medalha dourada.

– Acho que eu se fizer igual a Lucerna, existe uma boa chance. Por ter ganho em 2011, a motivação é maior por querer sentir aquele gostinho novamente. A ideia é usar a experiência, não só daquela conquista, mas de todas as competições. Fazer uma tática bem feita às vezes fala mais alto – disse a atleta ao LANCE!Net.

A temporada não tem sido fácil para Fabiana. Ela não disputou o Campeonato Sul-Americano no fim de abril por conta da lesão nas costas. Após um longo tratamento, ela se recuperou fisicamente. E a conquista na Coreia do Sul seria uma recompensa após o incômodo.

– A lesão me prejudicou. Fiquei bem preocupada porque poderia comprometer meu ano. Passam várias coisas na cabeça. Nunca tinha me lesionado. Não chegou a ser uma hérnia, mas é algo normal em remadores – explicou a brasileira.

Além de Fabiana, o Brasil conta com outros nove atletas em cinco categorias, sendo duas paralímpicas.

Outra categoria na Olimpíada

Como a categoria single skiff peso-leve não faz parte do programa olímpico, Fabiana Beltrame já planeja voltar a competir no double skiff peso-leve.

– Estou sem parceira, mas tem uma menina em vista, a Beatriz Tavares. Ela tem tudo para ser uma boa companhia. Ano que vem, podemos começar a treinar. Em 2015, só quero competir no double – afirmou.

O CAMPEONATO MUNDIAL:

A competição
Será disputada de amanhã até o próximo domingo, dia 1 de setembro, em Chungju, na Coreia do Sul (por conta da diferença no fuso horário, de 12 horas, as provas começam na noite de hoje, horário de Brasília). São 27 categorias em disputa, sendo cinco paralímpicas. Ao todo, 73 países vão mandar representantes para a disputa. Foram inscritos no total 948 atletas.

Brasileiros
Fabiana Beltrame, no single skiff peso-leve; Bianca Miarka, no single skiff aberto; Diego Nazário e Ailson Silva, no double skiff peso-leve; Célio Dias Amorim, João Medeiros Kubit, Marcos Aldes de Oliveira e Thiago Almeida, no quatro sem peso-leve; Cláudia Santos e Luciano Luna, na categoria paralímpica do single skiff AS – para aqueles atletas que utilizam somente os braços.

FRASES:

“Estou fazendo fortalecimento e alongamento para não doer mais as costas. Era meio preguiçosa para fazer alongamento. É chato e sempre dava uma escapada. Agora, já coloquei isso na minha rotina. Não quero voltar a sentir essas dores”

“Na etapa de Lucerna da Copa do Mundo (em julho), consegui fazer o melhor tempo da minha carreira. Fiquei muito feliz. Isso me deu mais motivação para a disputa do Mundial”

Fabiana Beltrame, remadora brasileira

  • Matéria
  • Mais Notícias