Espaço dos campeões: Bruno Prada fala sobre o título mundial de Jorge Zarif
Depois de 41 anos do tricampeonato do lendário Joerg Bruder, o Brasil volta a ter um campeão mundial da Classe Finn.
Jorginho Zarif, 20 anos, faz história, e é o mais novo campeão mundial de uma categoria olímpica brasileira de todos os tempos.
Jorginho agora faz parte de um seleto grupo de 13 velejadores brasileiros que conquistaram o Campeonato Mundial de uma categoria olímpica, sendo a vela o esporte brasileiro mais vencedor, neste quesito.
Na ordem por Classe foram campeões mundiais, Joerg Bruder (1970,71 e 72, na Finn); Gastão Brun, Vicente Brun e Roberto Martins (1978 Soling); Alan Adler e Nelson Falcão (1989), Torben Grael e Marcelo Ferreira (1990) Robert Scheidt e Bruno Prada (2007,11 e 12), todos na classe Star; Ricardo Winick (2007 RSX); Peter Tanscheidt 1991 e Robert Scheidt (1995, 96, 97, 200,01,02,04 e 05) na Laser.
Quando voltamos de Londres-2012, Jorginho estava desanimado e lesionado. Voltou com o pior resultado entre as equipes masculinas brasileiras da vela (20º), operou o joelho na semana seguinte, e não sabia bem ao certo qual seria seu futuro na vela. Muitos não acreditavam no potencial dele para brigar por medalhas em campeonatos mundial e Olimpíadas. Ninguém imaginava que 12 meses depois o Brasil teria um campeão mundial na classe Finn.
O Jorginho tem os ingredientes básicos para ser um campeão: capacidade física, uma boa cabeça e tem estrela, sendo este último talvez o mais importante de todos.
Na vida, além de trabalhar muito e ter competência, precisa ter estrela.
Quando começamos o projeto em setembro do ano passado, sabíamos do potencial da equipe, mas não imaginávamos que colheríamos resultados tão rápido. Veio antes do esperado, mas em boa hora. Este nível de resultado era esperado apenas em 2015.
O Brasil tem matéria prima humana em abundância, e este resultado histórico mostra que com investimentos e organização os resultados aparecem. A classe Finn foi a que mais recebeu investimentos em 2013 na vela.
O projeto segue agora com mais moral, e quem sabe com mais patrocinadores. Daqui até o fim do ano, muito treino na Baía de Guanabara, é melhorar cada vez mais a velocidade. Motivação é o que não falta.
Em outubro estão chegando os novos barcos comprados pelo COB. Os barcos têm novidades tecnológicas e foram desenhados para ter performance na Baía de Guanabara, onde temos poucas ondas e ventos médios. Todos desenhados com a assessoria do Rafa Trujillo.
Finalizando, gostaria de agradecer a equipe de apoio, começando pelo Rafa Trujillo, nosso técnico de água, os fisioterapeutas Felipe Tadiello e Mauricio Garcia, o preparador físico, Luigi Turisco, e os patrocinadores deste projeto, o Banco do Brasil, e o COB .
Mês que vem tem mais novidades.
Bons ventos.
Bruno Prada é tricampeão mundial da classe Star e duas vezes medalhista olímpico ao lado de Robert Scheidt

Futebol Nacional
Clube notifica FFU por conflito de interesses de administrador, sócio de Ronaldo
Há 18 horas
Futebol Nacional
Justiça de Brasília exige que Sinafut comprove legitimidade em ação contra FFU
Há 1 dia
Todos Esportes
Brasileiro renova com clube árabe, ganha cidadania e mira seleção do país
Há 2 dias
Fluminense
Escalação do Fluminense: Marcão aprova teste contra o Palmeiras
Há 3 dias
Todos Esportes
Copa do Brasil: Vitória conhece adversário e chaveamento
Há 1 semana
Onde Assistir
Chelsea x Milan: onde assistir, horário e prováveis escalações
Há 2 semanasMais LANCE!

GDA Luma, que comprará SAF do Botafogo, sofre ação por fraude nos EUA

Palmeiras perde quando pode, avança na Copa do Brasil e vê Flaco ainda mais protagonista

Diego Fernandes rebate conselheiro do São Paulo em rede social

Presidente da Fifa Master Alumni vê Infantino ainda favorito: 'Há muito ruído'

Santos x Remo: onde assistir, horário e escalações pela Copa do Brasil

Paulinho retorna aos treinos, e Palmeiras inicia preparação para a Copa do Brasil

Lula diz que só usa camisa do Corinthians e do Vasco: 'Flamengo, não'

AO VIVO: assista à apresentação de Zé Lucas no Cruzeiro

O impacto da ausência de Matheus Pereira no time titular do Cruzeiro

Klopp é apresentado pela Alemanha: 'Critiquem-me se algo não funcionar'

Análise: Cogitado por Trump na ONU, Infantino tem reeleição na Fifa em mãos

Leitores do Lance! escolhem Espanha x Inglaterra como final ideal da Copa

'O futebol não venceu': treinador da Suíça lamenta eliminação e ataca arbitragem
