Aldo fala sobre ataques a acordo do UFC-Reebok: 'Tenho essa obrigação'
- Matéria
- Mais Notícias
Embora muitos campeões do UFC tenham adotado uma postura de não criticar ou até ficar em cima do muro a respeito do polêmico acordo recém-lançado da organização com a Reebok, um lutador em especial não teve pápas na língua ao falar sobre o prejuízo que, na teoria, a relação com a marca esportiva traz a jovens atletas. Em entrevista ao LANCE!, José Aldo, campeão dos penas do evento, explicou o motivo de ter adotado a postura de atacar o acordo e se vê numa missão de defender os interesses de atletas menos prestigiados.
O acordo entre o UFC e a Reebok impõe o uso de uniformes por parte dos lutadores e impede que eles usem qualquer material esportivo que exponha outro patrocinador que não a marca americana. Muitos astros da organização, inclusive, já declararam ter perdido inúmeros contratos por conta da ação. A organização já explicou que parte dos lucros será repassado aos atletas, mas os menos conhecidos e em início de carreira acabam sofrendo com a falta de apelo público, o que lhes renderá poucos ganhos através do acordo. Aldo detalha seu sentimento ao assumir a posição de "porta-voz" dos novos talentos.
- Até pelo fato de eu ser o campeão dominante há muito tempo, tenho esse papel. Acho que hoje em dia muitos atletas estão chegando, então ficam com um pouco de medo e receio de chegar e falar, propôr as ideias deles. Eu, como cara experiente e mais rodado, tenho essa obrigação de chegar e falar. Eu vi isso. E não falo por mim. O Aldo, hoje em dia, graças a Deus está bem, temos nossos patrocinadores, então nisso estamos tranquilos. Mas vemos a garotada que vem surgindo, que vai ocupar o nosso lugar futuramente, então eles precisam de uma base boa. Uma consolidação, chegar bem tranquilos. Então a gente procura, sim, estar falando para melhorar as coisas para eles - explicou o campeão.
Aldo também detalhou sua evolução quanto a personalidade do esporte. Se no passado o lutador deixava transparecer cansaço e até mau humor durante baterias de entrevistas e compromissos com a imprensa, hoje o campeão reconhece que precisa lidar bem com isso e até tem mostrado desenvoltura durante a promoção de suas últimas lutas.
- Ficamos cada vez mais experientes, sabemos onde pisar. Vamos aprendendo cada vez mais. Temos que aproveitar a mídia e ser campeão tanto dentro quanto fora do octógono. A mídia ajuda a nos divulgar e trazer novos seguidores para nós. Foi uma conversa com o Dedé (Pederneiras, treinador), antes mesmo da luta com o Chad. A gente precisava vender o lado promocional. procurei fazer um pouco mais, dar uma apimentada para trazer novos seguidores. Isso que procurei fazer e estamos aprendendo, estou na iniciação para ser um Vitor (Belfort) futuramente - concluiu, citando o ex-campeão do UFC, conhecido por se promover bem.
Nota da redação: esta entrevista com José Aldo foi realizada antes do anúncio de que ele não mais enfrentaria Conor McGregor no UFC 189, que acontece neste sábado, em Las Vegas (EUA). O campeão dos penas fraturou a costela e segue em recuperação. Chad Mendes o substitui e disputa com o irlandês o título interino da categoria.
- Matéria
- Mais Notícias















