menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Sem João Fonseca, Oncins convoca o Brasil para a Copa Davis

Desafio contra o Canadá será nos dias 6 e 7 de fevereiro

unnamed-2-aspect-ratio-1024-1024
Gustavo Loio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 05/01/2026
14:07
Atualizado em 05/01/2026
16:00
João Fonseca na vitória histórica sobre Tsitsipas na Davis (Foto: André Gemmer/CBT)
imagem cameraJoão Fonseca na vitória histórica sobre Tsitsipas na Davis (Foto: André Gemmer/CBT)

  • Matéria
  • Mais Notícias

Nesta segunda-feira (5), o capitão Jaime Oncins convocou o Brasil para o desafio contra o Canadá, em Vancouver, pela Copa Davis, nos dias 6 e 7 de fevereiro, na quadra rápida. As duas principais novidades da lista foram a ausência de João Fonseca, que caiu quatro posições no ranking nesta segunda e aparece como o 29º do mundo, e a estreia do duplista Fernando Romboli, que completou 37 anos no domingo.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
➡️Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial
➡️Medvedev conta com a sorte na estreia em Brisbane; vídeo

Para as simples, Oncins convocou o pernambucano e estreante João Lucas Reis (204º), além dos paulistas Gustavo Heide (239º) e Matheus Pucinelli (298º). Nas duplas, o estreante carioca Romboli (39º), aos 37 anos, vai jogar ao lado de seu novo parceiro, o mineiro Marcelo Melo (54º).

- Estamos a pouco menos de um mês do confronto contra o Canadá e anunciamos hoje a convocação. Conto com João Lucas Reis, Gustavo Heide e Matheus Pucinelli para os jogos de simples, além da dupla formada por Marcelo Melo e Fernando Romboli. O João Lucas Reis chega após um segundo semestre de 2025 muito consistente e faz sua primeira convocação para a Copa Davis, enquanto o Fernando Romboli também estreia na equipe depois de um excelente ano. São oportunidades merecidas - explica Oncins.

continua após a publicidade

Davis era um objetivo para Romboli

Recentemente, em entrevista exclusiva ao Lance!, Romboli falou que ainda não desistira de ser convocado para a competição:

- Com certeza é um objetivo, nunca joguei, seria um ponto alto na minha carreira. Acho que o Jaime (Oncins, capitão) tem várias opções, tenho certeza que eu sou uma delas, mas é ele quem decide. Tenho muita vontade e tomara que eu seja convocado para alguma Copa Davis, estou bastante animado.

A equipe de João Fonseca optou por priorizar a defesa do título do ATP 250 de Buenos Aires, no saibro, a partir de 9 de fevereiro, e a disputa do Rio Open, na semana seguinte.

O capitão brasileiro entrou em detalhes sobre duas de suas novidades na lista:

- O Gustavo Heide já teve participações anteriores e superou um período difícil em 2025 por conta de lesões, encerrando o ano com um título de Challenger. O Pucinelli, que já esteve com a equipe em outras oportunidades, é um jogador que sempre contribui muito para o grupo. Na dupla, o Fernando se junta ao Marcelo Melo, que traz toda a sua experiência. Infelizmente, desta vez não poderei contar com o João Fonseca, mas seguimos confiantes para mais uma batalha fora de casa. Em oito anos como capitão, jogamos apenas três vezes no Brasil, e mais uma vez vamos competir longe de casa, confiando na força do time - completou o comandante brasileiro.

continua após a publicidade

Enquanto o Brasil não terá nenhum tenista, nas simples, no top 200, para o confronto, o Canadá conta com três top 50: Felix Auger-Aliassime (5º), Denis Shapovalov (23º) e Gabriel Diallo (40º).

Os dois melhores canadenses, no entanto, ficaram de fora da lista. O país irá para o duelo diante do Brasil com Diallo, Liam Draxl (132º), Alexis Galarneau (213º) e Nicolas Arseneault (501º).

João Fonseca estreia em Adelaide

Após desistir do ATP 250 de Brisbane, na Austrália, por conta de dores na lombar, João Fonseca estreia na semana que vem em 2026. O desafio do número 1 do Brasil nas simples será o ATP 250 de Adelaide, também em solo australiano.

Em setembro, pela Davis, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira garantiu a vitória sobre a Grécia, em Atenas, ao derrotar o anfitrião Stefanos Tsitsipas (ex-top 3).

Brasil é convocado para o desafio contra o Canadá na Copa Davis (Divulgação)
Brasil é convocado para o desafio contra o Canadá na Copa Davis (Divulgação)
  • Matéria
  • Mais Notícias