Raquetadas: Conheça detalhes do encordoamento no tênis; veja o vídeo
Confira detalhes desse procedimento tão importante na prática do tênis
Carregando conteúdo exclusivo...
São muitos os detalhes que interferem na prática do tênis, modalidade que tende a crescer nos próximos anos no Brasil por conta, principalmente, do fenômeno chamado João Fonseca. Pois a seção 'Raquetadas' estreia, neste sábado, esclarecendo algumas curiosidades sobre o encordoamento, algo fundamental para quem deseja iniciar a caminhada pelas quadras, seja como tenista amador(a) ou profissional.
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
➡️Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial
O primeiro passo, na hora de encordoar, é medir o material a ser usado:
➡️ Pouco mais de dois meses após romper o tendão, ex-top 4 volta aos treinos
➡️Aberto da Austrália relembra maior vitória da carreira de João Fonseca; vídeo
➡️ Entrevistão: Guilherme Teixeira, do início inusitado no tênis ao top 25 com João Fonseca
- Fizemos a medição pra saber a metragem, quantidade de cordas para fazer a raquete. Muita gente não sabe, acha que é utilizada uma quantidade pequena de cordas. Mas, em média, são utilizados 12 metros de corda, por raquete - explica o encordoador Caio Araújo, que trabalha na loja da Decathlon da Techset, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Responsável pelo encordoamento do WTA 125 que aconteceu em outubro, na academia onde trabalha, Caio explica, também, que a tensão da raquete é um dos fatores fundamentais na hora de encordoar:
- Existem as diferentes cordas, multifilamento e monofilamento, que são macias ou rígidas, respectivamente. Essa que estou utilizando agora é multifilamento, que dá mais conforto ao atleta. Se usada com uma tensão muito baixa, vai ser uma corda com muita elasticidade, perdendo um pouco de controle e precisão. Então, cordas macias costumam-se usar tensão um pouco mais alta, para equilibrar a potência que será utilizada e colocar a bola em quadra.
Altitude também influencia no encordoamento
A tensão da raquete também é influenciada pela altitude da cidade onde se pratica o tênis, ressalta Caio:
- Como estamos a nível do mar, a bola não fica tão veloz, como na altitude, conseguimos usar tensões mais baixas pra compensar essa questão. Já quando o atleta joga numa cidade com, no mínimo, 900 metros de altitude, já precisa aumentar mais a pressão, para deixar a raquete mais rígida, para compensar o rarefeito provocado pela altitude.
Até o tipo de bola pode interferir na tensão do encordoamento de uma raquete. Veja mais dicas no vídeo abaixo:

Tudo sobre

Tênis
Tenista imita comemoração de Matheus Cunha após vitória em Wimbledon
Há 12 horas
Tênis
Lesão tira Serena Williams do torneio de duplas em Wimbledon
Há 13 horas
Tênis
Qual o próximo torneio de João Fonseca após Wimbledon? Veja agenda do brasileiro
Há 1 dia
Tênis
João Fonseca assume dificuldade na grama após Wimbledon: 'Tenho coisas a melhorar'
Há 1 dia
Tênis
Algoz de João Fonseca vai às lágrimas após vitória em Wimbledon
Há 1 dia
Tênis
João Fonseca admite superioridade de rival em Wimbledon: 'Muita pressão'
Há 1 diaMais LANCE!

João Fonseca é dominado e se despede na terceira rodada de Wimbledon

Veja a derrota de João Fonseca para Safiullin na 3ª rodada de Wimbledon

João Fonseca x Safiullin: horário e onde assistir à terceira rodada de Wimbledon

João Fonseca x Roman Safiullin tem horário definido em Wimbledon

João Fonseca manda recado após segunda vitória em Wimbledon: 'Focado'

Próximo rival de João Fonseca protagonizou feito raro em Wimbledon

Domínio de João Fonseca em Wimbledon choca: 'Já vi o suficiente'

João Fonseca vence em Wimbledon e fica perto de novo duelo com Djokovic

Veja a vitória de João Fonseca na segunda rodada de Wimbledon

João Fonseca x De Jong na segunda rodada de Wimbledon; horário e onde assistir

De volta às competições, Serena Williams cai na primeira rodada em Wimbledon

Especialistas da ESPN projetam duelo de João Fonseca na segunda rodada de Wimbledon

Antigo algoz será próximo adversário de João Fonseca em Wimbledon






