menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Após o título na Suíça, João Fonseca pode enfrentar ex-campeão em Paris

Vencedor em 2018, Khachanov pode duelar com o brasileiro na segunda rodada

unnamed-2-aspect-ratio-1024-1024
Gustavo Loio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 27/10/2025
12:25
Atualizado há 1 minutos
O forehand foi uma das armas de João Fonseca na final do ATP 500 da Basileia
imagem cameraO forehand foi uma das armas de João Fonseca na final do ATP 500 da Basileia (Foto Fabrice COFFRINI / AFP)

  • Matéria
  • Mais Notícias

Menos de 24 horas após vencer, no ATP 500 da Basileia, o mais importante título da carreira, João Fonseca desembarcou, nesta segunda-feira (27), em Paris. O número 1 do Brasil e 28 do mundo já chegou à capital francesa, onde estreia no Masters 1000 local contra o canadense Denis Shapovalov, de 24 anos e 26 do ranking.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre Esportes Olímpicos no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
➡️ Exclusivo: Argentino Navone comenta a rivalidade com João Fonseca
➡️ Exclusivo: Filho de herói de título mundial argentino prevê vencedor para Fla x Racing

Curiosamente, o tenista do Canadá foi um dos que o brasileiro, de 19 anos, derrotou na campanha vitoriosa na capital suíça, por 3/6, 6/3, 4/1 e desistência, nas quartas de final.

continua após a publicidade

Caso derrote novamente Shapovalov, João Fonseca poderá fazer um duelo inédito contra o russo Karen Khachanov, décimo cabeça de chave e campeão do torneio em 2018. Na estreia, o atual 14 do mundo, de 29 anos, enfrenta o qualifier americano Ethan Quinn (71 do ranking, de 21 anos).

Dono de sete títulos de ATP, Khachanov já foi top 8 (em 2019, seu melhor ranking) e sua maior conquista foi, justamente, no torneio francês, há sete anos. Na ocasião, o tenista russo (então 18º do mundo) derrotou, na decisão, ninguém menos do que o sérvio Novak Djokovic (vídeo abaixo), que era o vice-líder do ranking. Antes de Nole, o atleta, nascido em Moscou, venceu outros cinco top 10, o alemão Alexander Zverev (5º), o austríaco Dominic Thiem (8º) e o americano John Isner (9º).

continua após a publicidade

Se acontecer o confronto contra Khachanov, será o segundo torneio seguido que o brasileiro mede forças com um ex-campeão. Foi assim no ATP 500 da Basileia, onde sua primeira vítima foi o francês Giovanni Mpetshi Perricard (33º), que defendia o título e acabou derrotado por 7/6 e 6/3.


Caso avance à terceira rodada no último Masters 1000 da temporada, que seriam as oitavas de final, João Fonseca poderá reencontrar seu algoz do torneio de Miami, o australiano Alex De Minaur. Numa eventual quartas de final, o americano Taylor Fritz, que derrotou o brasileiro na segunda rodada do ATP 250 de Eastbourne, na grama, pode cruzar novamente o caminho do pupilo do técnico Guilherme Teixeira.

João Fonseca pode enfrentar Alcaraz

E um inédito duelo contra o espanhol Carlos Alcaraz, líder do ranking? Só poderá acontecer, em Paris, numa eventual semifinal. Se não rolar nesta semana, o primeiro embate entre os dois já foi anunciado, em uma exibição em Miami, no dia 8 de dezembro.

Por fim, o italiano Jannik Sinner, número 2 do mundo, é o mais forte entre todos os favoritos que podem cruzar o caminho do brasileiro, caso chegue à primeira final de Masters 1000 na carreira.

Até agora, em torneios desse nível, João Fonseca tem como melhores resultados a terceira rodada de Miami e de Cincinnati, ambos em quadra rápida, como a de Paris.

Karen Khachanov em ação contra Sebastian Korda no Australian Open
O russo Karen Khachanov em foto de arquivo

  • Matéria
  • Mais Notícias