Pós-Copa: veja o 'recomeço' do Brasil após os Mundiais deste século
Seleção Brasileira fará seu primeiro jogo após a Copa nesta sexta-feira. Confira como foram essas retomadas após os Mundiais deste século - de 2002 para cá

O amistoso contra os Estados Unidos na próxima sexta-feira marcará um reinício para a Seleção Brasileira. Será a primeira partida após a eliminação para a Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia. E a terceira vez consecutiva que o Brasil fará sua primeira partida depois do Mundial no país norte-americano. Neste século, a Amarelinha soma duas vitórias, um empate e uma derrota no recomeço pós-Copa.
A comissão técnica da Seleção dividiu em três etapas o ciclo até o Catar: curto, médio e longo prazo. O primeiro está focado até dezembro e visa os seis amistosos que ainda restam nesta temporada. O objetivo principal da comissão será definir os convocado para a Copa América de 2019.
- É um começo de novo ciclo. Tivemos um bom treino nesta segunda, minha primeira convocação. Tenho que focar, manter esse nível. Estamos pensando nessa convocação e nas próximas também de olho na Copa América - disse o volante Andreas Pereira, do Manchester United, em entrevista coletiva na última segunda-feira.
Em 2002 o Brasil perdeu por 1 a 0 para o Paraguai. Quatro anos depois, empate por 1 a 1 com a Noruega. Em 2010 vitória por 2 a 0 sobre os donos da casa, em Nova Jersey, mesmo adversário e local da próxima sexta-feira. Já em 2014, triunfo por 1 a 0 diante da Colômbia, em Miami.
Tite convocou oito jogadores que irão vestir a camisa da Seleção pela primeira vez. Mas será que o time que entrará em campo contra os Estados Unidos será o mesmo até o Mundial do Catar em 2022? Não tem sido assim. Confira as convocações, escalações e detalhes desses primeiros jogos após uma Copa neste século.
21/8/2002: Brasil 0 x 1 Paraguai
O Paraguai estragou a festa brasileira. No primeiro jogo do Brasil após a conquista do pentacampeonato mundial, a equipe foi derrotada por 1 a 0, no Castelão, em Fortaleza. A partida marcou a despedida do treinador Luiz Felipe Scolari.
A lista de convocados para esse amistoso não teve grandes mudanças. Foram chamados os 23 jogadores que participaram da campanha do penta na Copa de 2002, mais o volante Emerson, que foi cortado da Seleção às vésperas do Mundial por conta de uma contusão no ombro.
Como o jogo era de festa, Felipão fez várias substituições e todos os 21 atletas que tinham condições naquele dia entraram em campo, inclusive Emerson.
Escalação: Marcos; Cafu, Anderson Polga, Edimílson e Roberto Carlos; Gilberto Silva e Kléberson; Ricardinho, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo; Ronaldo. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
16/8/2006 - Brasil 1 x 1 Noruega
A história de Dunga à frente da Seleção Brasileira teve início em Oslu, contra a Noruega. Era a primeira partida após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2006, para a França, e o resultado não foi o que a torcida esperava. Empate por 1 a 1. O gol foi marcado por Daniel Carvalho, que estreava com a Amarelinha.
Dos 22 jogadores convocados para esse amistoso, apenas oito estiveram no grupo comandado por Carlos Alberto Parreira na Copa de 2006: os zagueiros Juan, Lúcio e Luisão, os laterais Cicinho e Gilberto, o meia Gilberto Silva e os atacantes Fred e Robinho.
Foram 14 novidades na lista: Gomes, Fábio, Alex, Maicon, Marcelo, Edmílson, Dudu Cearense, Elano, Julio Baptista, Jônatas, Morais, Wagner, Daniel Carvalho e Vagner Love. Parreira, que comandou a Seleção na Copa, não seguiu no cargo e deu lugar para Dunga assumir a equipe no novo ciclo.
Escalação: Gomes; Cicinho, Lúcio, Juan e Gilberto; Edmílson e Gilberto Silva; Elano, Daniel Carvalho e Robinho; Fred. Técnico: Dunga.
10/8/2010 - Brasil 2 x 0 Estados Unidos
Dunga não resistiu o fracasso na Copa do Mundo de 2010 e foi demitido após a eliminação da Seleção no torneio. Em seu lugar veio Mano Menezes, que logo em sua estreia já empolgou a torcida. Vitória por 2 a 0 contra os Estados Unidos, com gols de Neymar e Alexandre Pato.
Bem organizado ofensivamente e com um forte poder ofensivo, o Brasil não encontrou dificuldades para derrotar a seleção norte-americana, em Nova Jersey (USA). A equipe ganhou muita qualidade para construir jogadas com Ganso comandando o meio de campo. Neymar e Robinho se posicionaram muito bem pelas pontas e receberam o apoio dos laterais Daniel Alves e André Santos. Foi uma grande partida do grupo de Mano Menezes.
Sete mudanças marcaram a lista do primeiro amistoso depois da Copa da África do Sul: Neymar, Paulo Henrique Ganso, André, Jucilei, Éderson (ex-Fla) e Victor.
Escalação: Victor; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Ramires e Ganso; Robinho, Neymar e Alexandre Pato. Técnico: Mano Menezes.

5/9/2014 - Brasil 1 x 0 Colômbia
Após o vexame da equipe de Felipão na Copa do Mundo de 2014, Dunga foi chamado novamente para assumir o comando da Seleção. A reestreia pela Amarelinha veio com uma vitória sofrida por 1 a 0 sobre a Colômbia, em Miami, nos Estados Unidos. Neymar marcou de falta.
Dos 23 jogadores convocados para 2014, apenas nove estiveram presentes no amistoso: Júlio Cesar, Maicon, David Luiz, Marcelo, Fernandinho, Luiz Gustavo, Oscar, Willian e Neymar.
As grandes mudanças foram: Jefferson, Gil, Marquinhos, Danilo, Elias, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Diego Tardelli.
Escalação: Jefferson, Maicon, David Luiz, Miranda, Filipe Luís, Ramires, Luiz Gustavo, Oscar, Willian, Neymar e Diego Tardelli. Técnico: Dunga.


Seleção Brasileira
Fifa destaca desempenho de jogadores da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
Há 1 hora
Fora de Campo
Romário é sincero sobre Neymar na Seleção Brasileira: 'Não tem'
Há 3 horas
Seleção Brasileira
Endrick não reclama do banco e elogia Ancelotti: 'Sabe o que faz'
Há 4 horas
Seleção Brasileira
Endrick exalta Neymar e afasta ansiedade: 'Vou dormir como um bebê'
Há 5 horas
Corinthians
Corinthians recebe visita do técnico da Seleção Brasileira de base
Há 5 horas
Seleção Brasileira
Quantas vezes você viu a Seleção Brasileira vencer a Copa do Mundo? Vote!
Há 5 horasMais LANCE!

Brasil x Noruega leva noruegueses a gastar até R$ 120 mil em passagens áreas

Calor extremo marca treino do Brasil antes das oitavas da Copa

Bastidores: Seleção segue em CT nos EUA, mas perde exclusividade

Gonçalves relembra polêmica de Brasil x Noruega em 1998 e dá receita para anular Haaland

Capitão da Noruega desafia a Seleção Brasileira em reencontro com Ancelotti

Brasil x Noruega: Rayan fica fora de treino antes das oitavas

Leitores do Lance! elegem o substituto ideal de Paquetá na Copa do Mundo

Cinco duelos de oitavas já estão definidos na Copa do Mundo

Surpresa de Ancelotti pode pintar na vaga de Paquetá no Brasil

Gabriel Magalhães é lider de passes certos e se destaca na Copa do Mundo

Ancelotti adota folgas planejadas para aliviar a pressão na Copa

Ex-Botafogo se oferece para treinar Japão após derrota para o Brasil na Copa: 'Me testem'

Balogun iguala marca de Zidane, Ronaldinho e Garrincha na Copa do Mundo






