Em noite de boas notícias para o São Paulo, Pablo talvez seja a melhor
Com Pato como centroavante, camisa 9 atuou mais distante da área e possivelmente foi o melhor são-paulino em campo. Hernanes é outro ponto positivo da vitória

A vitória por 2 a 1 sobre a Ferroviária deu novos sinais de que o São Paulo versão 2020 tem uma boa margem de crescimento em relação à temporada anterior e está começando a explorá-la. Ainda falta bastante coisa para que a equipe de Fernando Diniz se torne confiável, mas a noite foi de boas notícias. Pablo, talvez, seja a melhor delas. Mas vamos por partes...
Destaque primeiro para os autores dos gols. Hernanes foi Hernanes em diversos momentos da partida, inclusive nos lances capitais: marcou um gol bem ao seu estilo instantes depois de a Ferroviária abrir o placar, com dois dribles curtos e um chute rasante de canhota, e cobrou o escanteio que resultou no segundo gol: Bruno Alves cabeceou, Saulo espalmou e Arboleda estufou a rede - o equatoriano fez mais uma boa partida ao lado do colega de zaga e, para muitos torcedores, já enterrou a polêmica que criou ao usar a camisa do Palmeiras.
A jogada que originou o tiro de canto também teve participação efetiva do Profeta, que fez uma linda virada de jogo para Reinaldo e permitiu que o lateral cruzasse para Pablo chutar em cima do zagueiro. O gol do camisa 15 saiu na etapa inicial, mas foi na primeira metade do segundo tempo que ele participou mais, recuando e movimentando-se de maneira inteligente para se conectar com Tchê Tchê e Daniel Alves, os principais responsáveis por colaborar com os zagueiros na saída de bola pelo chão. Com essa dinâmica, a formação escolhida por Diniz para o meio de campo pode dar jogo.
Chegamos à atuação de Pablo, que está diretamente relacionada ao desempenho de Alexandre Pato. Os dois jogaram bem, mas Pablo talvez tenha sido o melhor da equipe - e jogando longe da área. A partir do 15º minuto de jogo, Pato assumiu a condição de centroavante e Pablo abriu pelo lado direito, mas com liberdade total de movimentação quando a equipe tinha a bola - eles estavam em posições invertidas até então.
Se ficou solitário entre os zagueiros e apareceu pouco no clássico contra o Palmeiras, dessa vez Pablo foi um dos atletas mais participativos do ataque. Movimentou-se bem, fez ao menos três desarmes na saída de bola adversária, deu trabalho ao goleiro Saulo duas vezes... Faltou o gol. Foi assim que ele jogou em boa parte de sua passagem pelo Athletico-PR, pegando a bola de frente e com bastante mobilidade. O são-paulino que acostumou-se a ver como homem de referência deve ter se surpreendido com a desenvoltura.
A parceria e a troca de posições com Pato pode ser promissora, desde que o camisa 7 continue querendo jogo - ele saiu com câimbra para dar lugar a Everton, um sinal de que entrega não faltou. Perto do gol, como Diniz quer, o atacante foi sempre perigoso: foram duas bolas bem defendidas pelo goleiro e uma no travessão. É importante que ele não se acomode entre os defensores, posicionando-se de costas para o gol, situação em que tem clara dificuldade.
Os pontos negativos foram os momentos de maior morosidade na criação são-paulina, algo antigo nessa equipe e agravado pela ausência de um atleta de velocidade e drible - Everton e Toró, que entraram no segundo tempo, podem ser opções na ausência de Antony. O baixo rendimento de Reinaldo, driblado por Claudinho no lance do gol da Ferroviária, foi outro ponto baixo, assim como os dez minutos finais do jogo. O São Paulo perdeu ritmo, desperdiçou contra-ataques e ainda cedeu uma oportunidade para o adversário, correndo o risco de jogar fora uma vitória justa.

São Paulo
Com titular desfalcado, São Paulo encerra preparação contra Bolívar
Há 18 minutos
São Paulo
Iago revela conversa com Ceni antes de acordo com o São Paulo
Há 1 hora
São Paulo
Rogério Caboclo sinaliza candidatura à presidência do São Paulo
Há 2 horas
São Paulo
Arboleda retoma espaço no São Paulo, mas números chamam atenção
Há 8 horas
São Paulo
São Paulo treina após derrota e atualiza situação de Artur
Há 1 dia
São Paulo
São Paulo faz ação especial com pais nas categorias de base
Há 1 diaMais LANCE!

Arbitragem de Grêmio e São Paulo relata xingamento em súmula

Chulapa alerta sobre mau desempenho recente do São Paulo

Clique e vote: no Dia dos Pais, escolha a 'paternidade' mais significativa do Brasil

São Paulo cria, mas volta a repetir roteiro que preocupa Dorival

Dia dos Pais: as maiores 'paternidades' entre o G-12 do futebol brasileiro

Jornalista critica Arboleda após São Paulo x Grêmio

Rafinha cobra arbitragem após derrota do São Paulo

Dorival Júnior dispara sobre fase do São Paulo: 'Preocupação'

Torcida do São Paulo manda recado a Dorival após derrota para o Grêmio

São Paulo não vence há mais de 100 dias no Brasileirão

Dê suas notas: avalie a atuação dos jogadores de Grêmio x São Paulo

Marcos Antônio faz forte desabafo após derrota do São Paulo

Grêmio x São Paulo: PC Oliveira aponta erro de árbitro


