Falcão relembra curta passagem pelo São Paulo e admite que 'com outro treinador talvez não voltaria ao futsal'
Falcão teve algumas passagens polêmicas pelo futebol de campo

Um dos maiores jogadores da história do futsal mundial, Falcão teve algumas breves passagens pelo futebol de campo - uma delas vestindo a camisa do São Paulo. Durante um evento poliesportivo estudantil, o ídolo brasileiro relembrou este momento de sua trajetória.
Falcão começou sua carreira no futebol de salão ainda na infância, em 1991, no Clube de Campo Associação Atlética Guapira - localizado na zona norte de São Paulo. Em duas décadas como esportista, passou por onze clubes do futsal e teve algumas curtas passagens pelo futebol de campo. Pelo Tricolor paulista, chegou a vestir a camisa em 2005.
+ Veja tabela do Campeonato Paulista e simule os próximos jogos
Entretanto, esta não foi sua primeira experiência na modalidade. Em 2001, chegou a treinar pelo Palmeiras, após uma indicação de Ademir da Guia, mas disputou somente duas partidas amistosas. Inclusive, pela equipe alviverde, sempre destacou que só conseguiu chegar até o time graças ao ídolo palmeirense.
No ano seguinte, teve uma curta - e polêmica -, passagem pela Portuguesa. Lá, ficou um período treinando até sofrer uma suposta lesão, que o afastaria por cerca de três meses. Entretanto, este laudo teria 'sumido'. Na época, Falcão chegou até a comentar que estava sendo 'boicotado' por Edu Maragon, treinador da Lusa naquele momento.
Assim, em 2005, arriscou mais uma vez. Agora sim, no São Paulo. Durante o evento, chegou a contar para a reportagem do LANCE! como foi sua passagem pelo clube do Morumbi. Segundo suas palavras, fez uma ótima estreia, mas nem chegou a ser relacionado no jogo seguinte. No caso, seu primeiro jogo pela equipe foi contra o Ituano.
+ Falcão rebate ministra Ana Moser sobre esports e opina sobre a modalidade: 'Mundo mudou'
Foram apenas 13 partidas disputadas. Entretanto, o ídolo do futsal afirmou que não se arrepende de ter passado pelo clube, relembrando que, até os dias atuais, a torcida tricolor se lembra deste momento. Ainda destacou que foi essencial para resolver voltar ao futsal - que foi o que sempre gostou mais. Inclusive, esteve no elenco que foi campeão do Paulista e da Copa Libertadores daquele mesmo ano. Ficou apenas seis meses no Tricolor, mas admitiu que, talvez com outro treinador, poderia não ter voltado ao futsal.
- O passado foi muito legal, se eu tivesse outro treinador talvez eu não teria voltado para o futsal, teria ficado no campo. É mais fácil (o campo), me identifiquei. Minha estreia foi positiva, sem treinar. Se você tem uma boa intenção, você joga. Fui bem, a imprensa falou muito e no outro jogo não fui relacionado. Começaram a falar 'ah o presidente quem trouxe', então isso começou a atrapalhar muito no futebol, então é o que eu falei. A torcida do São Paulo fala como se fosse ontem, mas hoje vi que a melhor coisa foi ter ido, tido a experiência e voltado para o futsal - disse sobre sua passagem.
Na época, a ida de Falcão foi tratada como um 'plano de marketing', movido pelo presidente do São Paulo na época - Marcelo Portugal Gouvêa. Porém, não teria tido o aval do técnico Emerson Leão - o que causou uma grande polêmica na época também. Depois deste episódio, nunca mais voltou ao futebol de campo, seguindo sua carreira somente no futsal.
- O que eu amo fazer é jogar futsal. O São Paulo me deu três anos de contrato para que eu continuasse e eu estava feliz de estar voltando, estava alegre. Eu teria ido para o São Paulo pela valorização de imagem do time - relembrou.
Pelo futsal, Falcão acumulou inúmeros títulos e é considerado um dos maiores nomes da modalidade no mundo. No futebol de campo, é lembrado mais pelas polêmicas passagens, mas jamais escondeu que sempre se identificou com o futebol de salão.

São Paulo
São Paulo lança terceiro uniforme; veja fotos
Há 5 horas
São Paulo
De carregador em canteiro de obras a reforço do São Paulo: a trajetória de Newton
Há 8 horas
São Paulo
São Paulo se aproxima de Iago Borduchi para a lateral-esquerda
Há 19 horas
São Paulo
Julio Casares renuncia ao cargo de conselheiro do São Paulo
Há 19 horas
São Paulo
São Paulo terá camisa exclusiva para o futebol feminino pela primeira vez
Há 19 horas
São Paulo
São Paulo conhece os novos membros do Conselho Deliberativo
Há 20 horasMais LANCE!

São Paulo vê Matheus Ferreira despertar interesse da Europa

Paulinho será emprestado pelo São Paulo para time da Série B

Newton revela conversas com Ferraresi e Artur antes de acertar com o São Paulo

MP arquiva inquérito contra presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo

São Paulo começa dança das cadeiras política com eleição de cargos vitalícios

Lucas Moura atualiza seu quadro médico no São Paulo

Renovação de Calleri avança e São Paulo vê permanência próxima

Botafogo encaminha acordo com o São Paulo por permanência de Ferraresi

São Paulo mantém percentual? Veja como ficam os direitos de Moreira

Calleri e Ferraresi disputam torneio de pôquer após rodada do Brasileirão

Dorival celebra período sem jogos; confira a semana do São Paulo

'Made in Cotia' dá adeus ao São Paulo após acerto com o Oriente Médio

Com zaga em crise, São Paulo aposta em Osorio e vê a fórmula Beraldo se repetir



