Esquema de time argentino abre disputa por vagas no São Paulo
Rival de quinta-feira na Copa Sul-Americana, Defensa y Justicia (ARG) atua com três zagueiros e já fez Ceni mudar a formação tática do Tricolor no jogo de ida

No início de abril, perto da estreia na Copa Sul-Americana, e na entrevista coletiva da última sexta-feira, Rogério Ceni mostrou a mesma preocupação: como armar o São Paulo diante do incomum sistema de jogo do Defensa y Justicia (ARG), rival desta quinta-feira, às 21h45, no Morumbi.
A equipe comandada por Sebastián Beccacece costuma atuar no 3-5-2, com zagueiros de boa saída de bola e um meio de campo muito forte na marcação. Assim, o time tem a quinta melhor defesa do Campeonato Argentino, com 18 gols sofridos em 22 jogos. O ataque, porém, é pouco eficiente e marcou apenas 18 vezes no período, deixando o clube na 15ª colocação.
Na Argentina, Ceni usou atletas pouco aproveitados como titulares e alterou ainda mais o esquema tático, ao espelhar o sistema de Beccacece. No 3-5-2 tricolor, jogaram: Denis, Lucão, Breno e Rodrigo Caio; Araruna, Jucilei, João Schmidt, Wellington Nem e Buffarini; Chavez e Pratto. A ideia era igualar a quantidade de jogadores no meio de campo e apostar na força de dois centroavantes diante dos três zagueiros argentinos.
Defensivamente, o desempenho foi bom, mesmo quando o usual 4-3-3 foi retomado com a saída de Breno para dar lugar a Shaylon. Na frente, entretanto, Chavez e Pratto não se entenderam e as três únicas chances criadas foram desperdiçadas por Wellington Nem. Para quinta-feira, Lugano, que volta de suspensão da Conmebol, deve formar trio com Lucão e Rodrigo Caio, já que Maicon ainda tem mais uma partida de gancho a cumprir.
No ataque, s o Mito repetir a ideia com dois centroavantes, a tendência é que Gilberto saia na frente de Chavez para jogar com Pratto. Caso a opção seja pelo tradicional 4-3-3, Luiz Araújo, que enfrenta fase ruim, e Neilton, que apesar de gol em jogo-treino contra o Oeste ainda não inspira confiança, são as opções para atuar com Cueva e Pratto.
Nem poderia ser opção, mas está em recuperação de cirurgia no joelho esquerdo. Já os recém-contratados Morato e Marcinho não foram inscritos a tempo da primeira fase da Sul-Americana e aguardam a classificação para atuarem. Assim, vivem a expectativa de jogar a estreia no Campeonato Brasileiro, no domingo, contra o Cruzeiro.
*atualizada às 11h27.
Tudo sobre

Fora de Campo
Torcedores do São Paulo avaliam nova função de Rafinha: 'Veremos'
Há 7 horas
São Paulo
São Paulo oficializa Rafinha como executivo de futebol
Há 8 horas
São Paulo
São Paulo fecha contratação de Aurélio Buta; veja detalhes
Há 9 horas
São Paulo
São Paulo atualiza situação médica de Sabino, e elenco treina no SuperCT
Há 1 dia
Futebol Nacional
Palmeiras de 'erro zero' é destaque entre defesas do Brasileirão; veja números
Há 1 dia
São Paulo
Trio da base do São Paulo pode ganhar espaço no time profissional com Dorival
Há 1 diaMais LANCE!

Da eficiência do Palmeiras à imprecisão do Vasco: os ataques do Brasileirão em números

Como a Copa do Mundo pode mudar o papel de Bobadilla no São Paulo?

Brasileirão retorna: veja tabela e compare com situação à mesma altura em 2025

Com 195 votos, Conselho do São Paulo expulsa Dedé do quadro associativo

Em meio a sondagens, André Silva deve permanecer no São Paulo

São Paulo queria manter Alan Franco, mas zagueiro pediu para sair; veja os bastidores

Quem é Aurélio Buta e como joga o lateral português na mira do São Paulo?

Justiça aceita recurso do Flamengo e tira Taça das Bolinhas do São Paulo

Zagueiro deixa gigante da Série A, e torcedores desabafam: 'Inadmissível'

Alan Franco deixa o São Paulo e será reforço do Tigres

São Paulo negocia futuro de Young; entenda se o clube pode lucrar

São Paulo negocia contratação de Aurélio Buta, lateral português

Conselho do São Paulo vota possível expulsão de Dedé; entenda o caso



