Logo do Lance! branca com exclamação amarela
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Calleri aumenta coleção de gols, quebra jejum e atinge marca contra o Flamengo

Jogador encerrou jejum de gols

PorIzabella GiannolaRio de Janeiro (RJ)
27/07/2026 07:12
Atualizado em 27/07/2026 13:53
Calleri pelo São Paulo
Calleri foi destaque em empate do São Paulo (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Folhapress)

Carregando conteúdo exclusivo...

Se teve um nome por trás do empate do São Paulo diante do Flamengo, esse nome foi Jonathan Calleri. O centroavante encerrou um dos maiores jejuns de gols da carreira ao voltar a balançar as redes pela primeira vez desde 4 de abril, justamente em um momento decisivo. Foram 12 partidas sem marcar.

Em um jogo bastante valorizado por Dorival Júnior e pela comissão técnica, o camisa 9 apareceu onde mais sabe: dentro da área. De cabeça, confirmou o velho mantra da torcida: "toca no Calleri que é gol". A partida era vista como uma virada de chave, e, mesmo que a vitória não tenha vindo, o resultado agradou e foi interpretado com bons olhos.

continua após a publicidade

Mais do que o gol, a atuação reforçou a confiança que o elenco deposita no atacante. Mesmo atravessando uma fase de baixa, Calleri mostrou novamente que costuma aparecer quando o time mais precisa.

O lance também simboliza o trabalho de recuperação de confiança conduzido por Dorival Júnior, que tem buscado resgatar o protagonismo de jogadores importantes do elenco. Inclusive, isso foi destacado na sua coletiva de imprensa, no Maracanã.

continua após a publicidade

— O que precisa é você ter atitude, e atitude é o que ele tem mostrado. Por isso que eu gosto de falar, independentemente do resultado da luta. Ele se superou. Eu acho que ele tem uma força muito positiva em todo o contexto do campeonato e do resultado da luta. E hoje, com o cara de volta, ele está resolvendo os seus problemas e usando as soluções dele próprio, o que também possibilita que todos os companheiros possam servi-lo. Eu acho que isso é um fator importante. A gente sai daqui com a sensação de que, aos poucos, essa evolução vai se mostrando. Lógico que ainda teremos muito trabalho para acelerar esse processo e potencializar esse desempenho dele — disse Dorival Júnior.

➡️ Flamengo abre o placar no Maracanã, mas São Paulo busca empate pelo Brasileirão

Calleri com a camisa do São Paulo
Calleri foi o autor do gol do São Paulo contra o Flamengo (Foto: Fernando Torres/AGIF/Folhapress)

Os números de Calleri na partida

Além do gol, Calleri apresentou participação ativa na construção das jogadas. Acertou 18 dos 27 passes tentados, com 67% de aproveitamento, sendo 13 certos no campo adversário. Defensivamente, também teve participação importante, com quatro contribuições, incluindo um desarme vencido e três cortes, mostrando presença tanto na saída de bola quanto na recomposição defensiva.

continua após a publicidade

Com o gol marcado diante do Flamengo, Calleri colocou o clube carioca no topo da lista de equipes contra as quais mais balançou as redes na carreira. Agora, o atacante soma seis gols diante do Rubro-Negro, mesma marca alcançada contra Corinthians e Santos, os outros dois adversários que mais sofreram com o argentino ao longo da trajetória profissional.

O técnico Dorival Jr. destacou também o equilíbrio na posse de bola. O São Paulo não permitiu ao Flamengo um amplo domínio, como o vice-líder do campeonato costuma ter quando joga no Maracanã. O Tricolor paulista terminou a partida com 48% de posse de bola contra 52% do rival.

continua após a publicidade

— Tínhamos uma estratégia na partida de hoje, que era não dar a bola ao Flamengo, e acho que cumprimos. O primeiro tempo foi muito equilibrado, o segundo tempo teve mais oscilação, que é algo normal jogando no Maracanã. Acho que foi um objetivo alcançado, porque também procuramos jogar no campo ofensivo. Na minha opinião, foi um jogo agradável de se ver — afirmou o treinador na coletiva.

O equilíbrio na posse de bola não se repetiu nas oportunidades de gol criadas por cada equipe. O Flamengo teve 17 finalizações, cinco delas no alvo. Já o São Paulo finalizou apenas cinco vezes, uma delas no gol. Dorival espera que a melhora do time seja gradual.

continua após a publicidade

— Estamos procurando uma situação em que os garotos da base venham crescendo. A equipe está num processo de evolução, melhorando. Tenho certeza de que estamos no caminho certo. Os torcedores podem esperar que teremos coisas boas até o fim do ano, continuem apoiando — pediu o técnico.

O resultado de hoje levou o São Paulo aos 26 pontos, na 12ª colocação. A equipe está cinco pontos acima da zona de rebaixamento. O Tricolor volta a campo apenas no dia 8, contra o Grêmio, na casa do adversário.

continua após a publicidade
Sugerida para você!

Mais LANCE!