Santos 5 x 2 Fluminense (FOTO: Arquivo LANCE!)

Giovanni comandou o Santos na goleada de 95 (FOTO: Arquivo LANCE!)

Valdomiro Neto
10/12/2015
09:40
São paulo (SP)

Na Praça Independência tomada por uma multidão, no coração de Santos, ouvia-se o frenético cântico de torcedores empoleirados no Monumento dos Andradas:

"Ei, Túlio, pode esperar, a sua hora vai chegar!”

Parece que foi ontem... A imagem do Gonzaga em festa ficou gravada na memória. O adolescente, recém-formado no ensino médio, era apresentado à glória futebolística pela primeira vez. Não era o título, “apenas” uma vitória de semifinal, mas carregava o signo de uma conquista. A virada sobre o Fluminense, que completa hoje 20 anos, foi o ponto culminante de uma campanha que resgatou a autoestima santista.


Campanha que teve, entre seus momentos mais altos, goleadas sobre o Flamengo, no Maracanã, e sobre o arquirrival Corinthians, na Vila. Para os nascidos depois dos anos 60, aos quais foram sonegados os prazeres da era Pelé, a caminhada foi uma catarse. Os berros de advertência daquele grupo a Túlio – que faria o gol impedido (!!!) na final e frustraria a expectativa do fim da fila – eram menos de expectativa pelo porvir e mais de epifania pelo que acontecera.

Os 5 a 2 foram responsáveis por um sentimento que os santistas não conheciam mais. De orgulho! Faz 20 anos, mas parece que foi ontem...