Julia Mazarin
18/05/2022
15:35
São Paulo (SP)

Nesta quarta-feira (18), o Palmeiras anunciou a contratação do tão sonhado centroavante para reforçar o plantel de Abel Ferreira. Trata-se do uruguaio Miguel Merentiel, de 26 anos, que defendia o Defensa y Justicia (ARG), onde, na atual temporada, somou nove gols e três assistências em 19 jogos.

GALERIA

> Confira valores das multas de 25 joias do futebol brasileiro 
> Os canais de clubes das Américas que mais bombaram na web 

TABELA

> Clique e confira a tabela completa e simulador da Libertadores!

Nascido em Paysandú, no Uruguai, o jogador assinou um contrato válido até 30 de junho de 2026 com o Verdão. Contudo, a torcida palmeirense só poderá ver o novo ‘9’ da equipe em ação a partir de 18 de julho, quando abrirá a janela de transferências.

Merentiel foi formado na base do Peñarol, um dos times mais emblemáticos do Uruguai. Antes de ser transferido para a Espanha, onde defendeu o Lorca e o Valencia Mestalla, filial do Valencia CF, o atleta ainda passou pelo El Tanque Sisley, também de seu país.

Em 2018, o centroavante chegou ao futebol argentino para defender o Godoy Cruz, onde esteve presente em 29 partidas e acumulou cinco gols marcados, além de uma assistência. Já nas últimas três temporadas viveu seu auge junto ao Defensa y Justicia, equipe portenha.

Pelo chamado Halcón de Varela, Miguel Merentiel se sagrou campeão da Copa Sul-Americana e Recopa de 2020 que, inclusive, foi diante do Alviverde. O atacante de 1,76m deixou sua marca com 26 tentos e oito assistências em 77 jogos. Sua melhor temporada, justamente pelo clube em questão, aconteceu na temporada 20/21, quando balançou as redes 16 vezes e distribuiu quatro passes para gols.

Vale lembrar que o uruguaio enfrentou o Verdão tanto pelo Godoy Cruz, em duas oportunidades, sendo um empate e uma vitória do clube paulista, quanto pelo Defensa y Justicia, na conquista da equipe argentina na Recopa Sul-Americana.

Típico camisa 9 e homem de área, com bom poder de finalização e velocidade, ‘La Bestia’, como gosta de ser chamado, já viveu uma história curiosa com Marcelo Gallardo, técnico do River Plate (ARG), clube que, inclusive, estava de olho na contratação do jogador para a próxima temporada, segundo a TNT Sports da Argentina.

Por ter uma boa relação com Nahuel, ex-companheiro de Defensa y Justicia e filho de Gallardo, Merentiel foi convidado a participar de um churrasco na casa da família e retratou o acontecido com alegria ao Diário Olé, jornal argentino.

- Participei de um churrasco com a família do Gallardo, graças a um convite de Nahuel. Eles me trataram muito bem e me contaram muitas histórias divertidas. A única coisa que fiz na casa deles foi tomar um banho, acreditam? (risos). Me sujei todo depois de ganhar uma partida de tênis dos outros filhos do Marcelo. Ou seja, os destruí e ainda usei o banheiro deles (risos) - contou.

Miguel Merentiel tem como ídolo outro uruguaio bastante conhecido e também pedido pela torcida alviverde ao longo das últimas temporadas. Trata-se de Edinson Cavani, que segundo ele, se desdobra em campo e ajuda os companheiros em todos os momentos, além de ter boa presença de área.

Ao final da temporada de 2021, a intenção e maior prioridade do Defensa y Justicia era manter o jogador por pelo menos mais três anos. Contudo, a diretoria do Palmeiras chegou com 1,3 milhões de euros (R$ 7 milhões), e agora a equipe alviverde é dona de uma grande promessa do futebol mundial.

Miguel Merentiel
Merentiel é o novo '9' do Palmeiras (Foto: Reprodução/Twitter)