Felipão Scolari Palmeiras

Felipão deve utilizar formações distintas ao longo do jogo-treino contra o Oeste, neste sábado (Agência Palmeiras)

William Correia
29/06/2019
08:00
São Paulo (SP)

Foram dez dias de folga e, na sequência, uma semana treinando, com o elenco concentrado na Academia de Futebol desde terça-feira. A conclusão dessa primeira parte dos trabalhos do Palmeiras, enquanto as partidas oficiais não voltam, se dará neste sábado, em jogo-treino diante do Oeste no qual o técnico Luiz Felipe Scolari deve testar as diferentes formações que pretende usar ao longo da maratona de decisões que o time terá neste segundo semestre.

Como ocorreu nos jogos-treino da pré-temporada, em janeiro, a expectativa é de que Felipão não faça tantas alterações, mas trabalhe escalações distintas. Assim, fortalece o entrosamento para o rodízio de times que deve fazer para disputar simultaneamente Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Essa estratégia deu certo no ano passado, com a conquista do principal título nacional e a chegada às semifinais da competições de mata-mata.

Poder alternar até um time inteiro é uma possibilidade que o elenco oferece e, também, uma necessidade. O Palmeiras tem uma sequência de clássicos e partidas decisivas, ao menos, até o começo do mês que vem (confira a lista abaixo). Se tudo der certo e a equipe for avançando, a maratona segue em agosto, setembro e outubro.

Provavelmente sem Ramires, que passa por um trabalho particular antes de estrear, nem Gustavo Gómez, que esteve com a seleção paraguaia nas últimas semanas, Scolari deve iniciar o jogo-treino com a base que terminou o primeiro semestre, garantindo as melhores campanhas de Brasileiro e Libertadores: Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Luan e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Zé Rafael, Dudu e Deyverson.

Essa deve ser a formação nos dois jogos contra o Inter, pelas quartas de final da Copa do Brasil, e diante do São Paulo, no dia 13, entre os dois compromissos, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. O time também enfrentará outro teste na quarta-feira, diante do Guarani, em Campinas, amistoso marcado exatamente uma semana antes do confronto de ida diante do Inter, no Allianz Parque, no dia 10, que marca a volta das partidas oficiais.

Ao longo do jogo-treino deste sábado, contra o Oeste, Felipão deve avançar na escolha de uma equipe alternativa que, provavelmente, atuará pelo Brasileiro enfrentando o Ceará, no dia 20, em Fortaleza - logo após a decisão contra o Inter, em Porto Alegre - e o Vasco, no dia 27, em São Paulo - partida entre os dois duelos diante do argentino Godoy Cruz, pelas oitavas de final da Libertadores. Esse time alternativo também será mais usado no jogo-treino de quinta-feira, contra o Operário-PR, dia seguinte ao amistoso em Campinas.

Os testes antes da volta dos jogos oficiais são todos feitos contra clubes da Série B. O Oeste está em décimo lugar no torneio, esteve perto de chegar às quartas de final do último Paulista e tem nomes que trabalharam com Felipão na passagem anterior pelo Palmeiras: o lateral-direito Cicinho e o meia Mazinho. O Guarani e o Operário, contudo, ocupam a zona de rebaixamento.

Os torcedores e a imprensa terão a única chance de ver o time nesses testes no amistoso diante do Guarani, que será transmitido pela TNT. Os dois jogos-treino na Academia de Futebol acontecerão com portões fechados, e fica a expectativa da divulgação das escalações adotadas por Scolari.

Confira a maratona de decisões do Palmeiras após a Copa América:

10/7 - Palmeiras x Inter - Allianz Parque - Quartas de final da Copa do Brasil
13/7 - São Paulo x Palmeiras - Morumbi - Campeonato Brasileiro
17/7 - Inter x Palmeiras - Beira-Rio - Quartas de final da Copa do Brasil
20/7 - Ceará x Palmeiras - Castelão - Campeonato Brasileiro
23/7 - Godoy Cruz x Palmeiras - Malvinas - Oitavas de final da Libertadores
27/7 - Palmeiras x Vasco - Allianz Parque - Campeonato Brasileiro
30/7 - Palmeiras x Godoy Cruz - Allianz Parque - Oitavas de final da Libertadores
4/8 - Corinthians x Palmeiras - Arena Corinthians - Campeonato Brasileiro