Do espetáculo à raça, Cuca vê dois Palmeiras de sucesso no Brasileiro
Depois de sentir Verdão nervoso e pressionado pelos 22 anos de jejum, técnico vê time de 'cara nova' na reta final da disputa: 'Aprendemos a jogar pelo resultado para ser campeão'

Durante boa parte do segundo turno, as análises sobre o Palmeiras questionavam a beleza no jogo do líder. Para Cuca, a mudança ocorreu ainda na primeira metade da competição. Após empolgar com um futebol envolvente no início do campeonato, o time trocou o espetáculo pela raça e conseguiu resultados, já que pode garantir o título no domingo, com uma rodada de antecedência.
O motivo para esta nova "cara" foi a pressão dos 22 anos de jejum no clube. Quando o Verdão perdeu para o Atlético-MG em casa no fim do primeiro turno, Cuca viu o time perder a tranquilidade do início.
Números do líder:
22 vitórias
59 gols marcados
31 gols sofridos
27 rodadas na liderança
68,5% de aproveitamento
– O Palmeiras até aquele jogo do primeiro turno era um. Jogava bonito, tranquilo, colocava os meninos para jogar, Vitinho (meia do sub-20), jogava com naturalidade, porque era uma etapa do campeonato. Quando tivemos o momento ruim contra Atlético (0 a 1), Botafogo (1 a 3) e Chapecoense (1 a 1), era um jogo decisivo contra o Vitória, não tinha mais a confiança para fazer aquilo. E aprendemos a jogar pelo resultado para ser campeão – analisou.
Na primeira metade do Brasileiro, o Verdão fez alguns de seus melhores jogos. Até enfrentar o Galo, eram seis vitórias por, pelo menos, dois gols de diferença, incluindo duas goleadas por 4 a 0 (sobre Atlético-PR e Figueirense). Desde os três jogos ruins no fim do primeiro turno, são só três vitórias por dois gols de diferença. Todas as outras terminaram com a diferença mínima.
Só que neste período com jogos mais apertados no segundo turno, o Palmeiras teve aproveitamento altíssimo, de quase 75% dos pontos.
– Paramos ali de ser um time de espetáculo, de meninos, que eram promessas para ser um time que quer ser campeão. São dois estilos bonitos, tanto aquele que jogava, como a alma que eles colocam agora para ser campeões. Os meninos viraram homens na competição e isto é muito bonito de se ver – completou.
Contra o Botafogo, o Verdão teve semelhanças com o time do primeiro turno. Marcou o time carioca sob pressão no campo de ataque, criou jogadas bem trabalhadas e dominou a posse de bola. O triunfo deixou o time a um ponto do título brasileiro.
Aliando o bom futebol do primeiro turno com a pegada do segundo, o Palmeiras hoje é o dono do segundo melhor ataque, melhor defesa, maior saldo de gols, é o melhor visitante e a equipe que mais somou pontos em cada um dos turnos. Independentemente de sua preferência, é inegável que a estratégia funcionou.

Fora de Campo
Talento de Neymar? Caio Ribeiro analisa Estêvão ao falar da Seleção Brasileira
Há 20 minutos
Palmeiras
Escalação da Seleção: Palmeiras soma quatro crias em novo ciclo de Ancelotti
Há 1 hora
Fora de Campo
Neto crava saída de Abel Ferreira do Palmeiras para Vasco
Há 4 horas
Palmeiras
Lucas Evangelista engata maior sequência como titular e se consolida no Palmeiras
Há 8 horas
Futebol Nacional
Flamengo e Palmeiras participarão da Messi Cup 2026; confira
Há 17 horas
Fora de Campo
Neto ironiza relação entre Palmeiras e Vasco: 'Se fosse o Corinthians'
Há 17 horasMais LANCE!

Palmeiras tem oito jogadores convocados na Data Fifa; veja calendário completo

Neto comenta interesse de europeu em Abel Ferreira, do Palmeiras: 'Rezando'

Opinião: ressalvas à parte, os nossos estrangeiros também não são os melhores

MPSP recomenda 4 mil ingressos para torcida do Fluminense contra o Palmeiras

Como um jogador estrangeiro pode se naturalizar brasileiro? Veja as regras

Abel recebe sondagem do Sporting, e Palmeiras se apoia em contrato

Entenda como a nova regra de jogadores estrangeiros afetará o Palmeiras

Paulinho intensifica recuperação durante Data Fifa, e Palmeiras busca 'zerar' DM

Duas semifinais e duelo com o Flamengo: a corrida do Palmeiras pela tríplice coroa

Regra dos 12 jogos no Brasileirão e times B entram na mira de CBF e clubes

Seleção Brasileira: o que esperar das novidades da lista de Ancelotti após a Copa do Mundo

Dos clubes à Seleção: os impactos da redução do limite de estrangeiros no Brasileirão

Clubes aprovam redução de estrangeiros no Brasileirão



